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PISTACHE: O nutriente para a vida

13 de julho de 2020 | Por

Parte da cultura dos árabes, o pistache é tão antigo quanto a história da humanidade. Alimento proibido para os plebeus, sinônimo de boa sorte para os enamorados, essa oleaginosa se tornou há tempos símbolo de sofisticação. Além de ter sido por diversas vezes tema de estudos que comprovam suas qualidade.

Rico em proteína, o pistache é considerado uma excelente opção para os vegetarianos pois fornece aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, contém luteína, substância encontrada nas verduras verde escuras, e outros elementos antioxidantes como o betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A) e gama tocoferol (fonte de vitamina E). Muito saboroso e com valor calórico elevado, o pistache é um excelente alimento.

 

AS VANTAGENS DO PISTACHE

Aliás, não somente os indivíduos com problemas para manter a glicemia em ordem que se dão bem ao apostar no pistache. Existem evidências de que, além de melhorar os níveis de gordura no sangue, a oleaginosa consegue amenizar a rigidez arterial. Com isso, soma pontos na prevenção dos males cardiovasculares.

O pistache tem boas doses de ácidos graxos monoinsaturados, escassos na nossa dieta. É o caso do ômega-9, também encontrado no azeite de oliva, que inibe o colesterol ruim. Para o peito, a proteção vem em dose dupla: fora a faxina nas artérias, o fruto evita o aperto na região. Provavelmente pelo teor de minerais ligados à manutenção da pressão dos vasos sanguíneos, tais como potássio, fósforo e cálcio.

 

DICA DE RECEITA: ARROZ DE LENTILHA COM AMÊNDOA, PISTACHE E CEBOLA CONFITADA

Ingredientes: 300 g de arroz cozido, 200 g lentilha cozida al dente, 1/3 de xícara (chá) de amêndoas sem pele, laminadas e cruas, 1/3 de xícara (chá) de pistache picado cru, 1 xícara (chá) uvas passas sem sementes, 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 galhos de tomilho, 1 kg de cebola laminada em rodelas finas, 1,5 litro de óleo de milho e sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

MODO DE PREPARO: Primeiro, prepare a cebola confitada: ela leva quase uma hora para ficar pronta. Aqueça o óleo, sem deixar borbulhar, em uma frigideira de paredes altas ou uma panela. Frite as cebolas aos poucos, mexendo com um garfo. Deixe dourar e ficar crocante, tirando o excesso de óleo em papel absorvente e reserve. Em outra panela, aqueça a manteiga, o azeite, o tomilho. Adicione as passas e as castanhas e deixe fritar. Acrescente, então, as lentilhas e salteie. Adicione o arroz e 1/3 da cebola. Logo após, sal e pimenta a gosto. Coloque em uma travessa, enfeite com o restante da cebola e sirva.

 

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