DAMASCO: uma porção diária de sabor e saúde

6 de fevereiro de 2023 | Por

O damasco é uma fruta bastante versátil e deliciosa, comumente consumida em todo o mundo. Além de nutritivo, o damasco pode ser consumido de diversas formas: fresco, cozido, seco, em doces, saladas e muito mais!  É uma fruta pequena, com carne macia e pegajosa e uma pele fina. É tipicamente amarelo ou laranja, algumas vezes possuindo um leve tom avermelhado em suas extremidades. Seu sabor se assemelha ao das ameixas e pêssegos, sua semente é grande e dura, sendo frequentemente chamada de “pedra”. A versão seca desta fruta é globalmente amada e forma uma parte importante do comércio global do Irã. Países como Turquia, Itália, Rússia, Espanha, Grécia, EUA e França são considerados os principais produtores de damascos. Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios que o consumo do damasco traz a nossa saúde:

1. Previne o câncer

O damasco é uma excelente fonte de antioxidantes que previnem o aumento dos radicais livres em nosso corpo. Os radicais livres, geralmente causados ​​devido à poluição, raios solares e outras condições ambientais, impedem o processo de crescimento celular, levando a mudanças no DNA das células e à formação de células cancerígenas no corpo. Portanto, consuma essa fruta regularmente para se proteger do câncer. Além disso, as sementes de damasco contêm um composto chamado B17 e altos níveis de vitamina A e C, que estimulam o sistema imunológico, combatendo as células causadoras do câncer.

2. Diminui a acne

As propriedades anti-inflamatórias do damasco podem ajudar a tratar a acne e a vermelhidão da pele. A polpa da fruta, o seu óleo e o suco das suas folhas são muito benéficos para o tratamento de peles propensas a ter acne e espinha.

3. Melhora a digestão

Essa fruta é uma boa fonte de fibra dietética, independentemente se consumida fresca, seca ou cozida. Ela se dissolve com facilidade no corpo e os nutrientes importantes que possui são facilmente absorvidos pelo sistema digestivo. 

4. Evita a degeneração macular

Alimentos ricos em vitamina A, C, carotenóides e betacaroteno podem ajudar a reduzir o risco de problemas de visão. O damasco contém um antioxidante chamado Zea xanthin, que fornece funções de filtragem de luz, melhorando a visão.

5. Mantém o seu coração saudável

Dado que o fruto é rico em fibras e antioxidantes, ajuda a reduzir o teor de colesterol ruim no corpo e aumenta o bom colesterol; isso significa que seu coração está protegido quando você consome damasco. Tudo o que você precisa fazer é comer um ou dois damascos frescos, todos os dias, ou um punhado de damascos secos.

6. Garante a saúde dos ossos

Os damascos contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável dos nossos ossos. Assim, ao consumi-lo regularmente, você irá garantir o bom desenvolvimento e a saúde dos seus ossos, além de prevenir condições relacionadas à idade, incluindo a osteoporose. 

7. Auxilia na perda de peso

A fibra dietética da fruta melhora o seu sistema digestivo, o que ajuda a acelerar o seu metabolismo. É recomendável que você coma alguns damascos como um lanche, quando estiver com fome, especialmente se estiver de dieta.

DICA DE RECEITA LUZAGO: MOUSSE DE DAMASCO COM IOGURTE

Ingredientes: 150 gramas de damasco seco, 200 gramas de iogurte natural, 2 colheres (sopa) de leite em pó e 2 colheres pequenas de açúcar mascavo.

Modo de preparo: Numa panela pequena, coloque os damascos, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que os damascos fiquem macios. Em seguida, desligue o fogo e escorra a água. No liquidificador, junte os damascos cozidos e o iogurte e bata por 1 minuto, até formar um creme liso. Transfira para uma tigela, junte o leite em pó e o açúcar mascavo, misturando com um batedor de arame para dissolver. Distribua o creme em tigelas individuais e leve para firmar na geladeira por, no mínimo, 1 hora. Sirva gelado.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.