CASTANHA DE CAJU: qualidade de vida e sabor juntos

19 de fevereiro de 2024 | Por

A castanha de caju é uma oleaginosa muito comum no Brasil e, além de ser muito saborosa, é utilizada como ingrediente de doces e traz muitos benefícios para a saúde. Ela faz bem para o organismo, já que é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas – as gorduras boas -, em magnésio, fósforo, zinco e outros nutrientes. 

A castanha também é bastante conhecida por ser aliada das dietas de emagrecimento, apesar de ser calórica. Mas essa é apenas uma das várias vantagens que a introdução dessa oleaginosa na sua alimentação pode trazer para a sua saúde. Se você quer conhecer um pouco melhor esse e outros benefícios, confira a seguir.

Benefícios da castanha de caju

1 – Combate ao câncer: a castanha de caju contém proantocianidinas, um tipo de flavonoides que combate as células que contribuem para o surgimento de tumores. Além disso, o cobre presente no fruto também tem função anticancerígena.

2 – Controla a pressão arterial: a oleaginosa é ótima para quem tem problemas com a pressão arterial, já que o magnésio presente nela ajuda no controle da pressão. A presença do cobre também é importante para manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Como a castanha de caju não possui colesterol, ela também faz bem para o coração.

3 – Fortalece os ossos: a castanha de caju é rica em cálcio e magnésio, nutrientes importantes para manter saúde dos ossos e dentes. E o cobre auxilia na produção de colágeno e elastina, contribuindo para a flexibilidade das articulações.

4 – Controla o sistema nervoso: o magnésio dessa oleaginosa ajuda a reduzir a tensão muscular, as dores de cabeça e a fadiga. O mineral também é importante no combate à enxaqueca e, até mesmo, a ataques cardíacos.

5 – Fortalece o sistema imunológico: o zinco, presente na castanha, é importante para a boa atuação do sistema imune no combate às doenças e manutenção da saúde. Além disso, o ferro ajuda na eliminação dos radicais livres, que podem provocar problemas como o envelhecimento precoce e até o câncer.

6 – Facilita o emagrecimento: como muitas pessoas já sabem, a castanha de caju auxilia no emagrecimento. Como é rica em gorduras boas, ela reduz o colesterol ruim e dá a energia necessária para a prática de exercícios físicos. A combinação do magnésio e do cálcio também contribui para o desenvolvimento dos músculos, além do alto teor de proteínas vegetais presente na castanha.

Cuidados

Certifique-se de que a castanha-de-caju que você for consumir não esteja crua ou mal torrada! Nos estados citados, ela pode ser tóxica devido a presença de urushiol, uma substância que, em pequenas concentrações, pode gerar inflamações na pele, mas em concentrações mais altas pode ser letal. 

O consumo da castanha-de-caju torrada, no entanto, não só traz todos os benefícios apontados como não engorda – mas, consumida em moderação, pois é uma oleaginosa.

DICA DE RECEITA LUZAGO:  PÃO LOW CARB COM CASTANHA DE CAJU

Por ser um alimento rico em gorduras boas, a castanha-de-caju é uma ótima opção para ajudar a emagrecer e pode compor dietas low carb. Veja a seguir como fazer um pão integral delicioso com essa castanha!

Ingredientes: De 1 a meia xícara de chá de farinha de castanha de caju; 1 colher (sopa) de farinha de linhaça; 1 colher (chá) rasa de sal; meia colher de chá de bicarbonato de sódio; 1 colher (sopa) de semente de girassol; 2 colheres (sopa) de castanhas de caju picadas; 3 ovos batidos; 2 colheres (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de vinagre de maçã; 1 colher de sopa de ervas frescas como alecrim e tomilho; manteiga para untar a forma.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes, menos os ovos. Em outro recipiente, bater bem os ovos selecionados com um garfo e acrescentar aos demais ingredientes. Despejar a mistura em uma forma retangular para pão untada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos. 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.