TEMPEROS E CONDIMENTOS: a fórmula mágica das receitas

6 de março de 2023 | Por

Afinal, qual é a diferença de temperos e condimentos? Resumidamente, o tempero é usado durante o preparo de refeições para dar sabor, cor e aroma ao prato, enquanto o condimento se trata de uma mistura de temperos que é usado, usualmente, após o preparo da refeição, para complementar e realçar o sabor ou a qualidade do alimento.

Outra definição possível é a de que o tempero é um único elemento, que pode ser uma erva, um legume ou vegetal, e o condimento é um conjunto de vários elementos culinários. 

Alguns tipos de temperos mais comuns incluem canela, baunilha, coentro, alho, cebola, noz-moscada, entre outros. Já os condimentos mais usados são conhecidos como o molho barbecue, chimichurri e molho de pimenta.

Para que serve e como usar cada tempero

Saiba para que serve e como usar alguns dos principais temperos brasileiros:

Orégano: serve para dar um aroma e sabor característico, principalmente, a molhos, massas e saladas. Ele também pode ser usado em forma de chá, para auxiliar na perda de peso, melhorar a digestão e aliviar sinais de inflamação. Alho: este tempero é usado para conferir sabor a muitos pratos brasileiros, no preparo de grãos, carnes, molhos e massas. O alho é um tempero, normalmente, indispensável nas cozinhas do Brasil. Ele representa diversos benefícios para a saúde, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio do colesterol. Pode ser usado inteiro ou grelhado, cru ou assado com azeite.

Páprica: também conhecido como colorau, esse tempero é usado para colorir e temperar os alimentos. A sua cor pode variar de um tom vermelho alaranjado para vermelho-escuro. Além disso, ele pode ser encontrado nas formas picante, doce ou defumado. Entre seus principais benefícios, estão incluídas suas propriedades antioxidantes e sua função na melhoria da qualidade do sono. 

Cominho: tem um aroma e sabor bem característicos e pode ser usado em forma de semente ou em pó. Serve como tempero de carnes, saladas, molhos e sopas. Também promove melhora da digestão, aumento da imunidade e ajuda a prevenir diabetes e hipertensão.

Coentro: é muito utilizado para temperar sopas, feijão e carnes. É um ótimo tempero para promover a saúde do fígado, rins e coração, através de suas propriedades antioxidantes e do seu valor nutricional rico em minerais, como o ferro. Você pode aproveitá-lo usando as folhas e talos frescos, assim como também pode usar suas as sementes e o óleo de coentro.

Pimenta-do-reino: é um dos temperos mais antigos do Brasil que possui uma característica termogênica natural, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo. O uso mais comum é no tempero de carnes, principalmente, para marinar carnes.

Do que são feitos os condimentos

Estes são alguns dos condimentos mais conhecidos:

Chimichurri: é composto por louro, alho, cebola, cebolinha, salsa, pimenta calabresa, páprica, orégano e pimentão vermelho. Todos os ingredientes são utilizados na forma desidratada e também é adicionado um realçador de sabor no condimento. Tradicionalmente, combina com carnes grelhadas e churrasco.

Curry: Famoso na culinária indiana, o curry também chamado de curil, é um tempero em pó feito a partir de uma mistura de especiarias torradas e moídas. A composição das especiarias pode variar, mas em geral, esse tempero oferece uma série de benefícios para a saúde e pode ser utilizado em pratos assados e cozidos, para temperar todos tipos de vegetais, carnes, peixes e aves.

Molho barbecue: pode incluir ingredientes como suco de limão, vinagre, cebola, ketchup, azeite, cravo, molho shoyu, açúcar, alho e azeite. É um molho ideal para acompanhar carnes, hambúrgueres, anéis de cebolas e batatas fritas.

Molho de pimenta: geralmente, é feito com pimenta, cravo, folhas de louro, cebola, sal, alho, açúcar e azeite. Harmoniza bem com carnes diversas, empanados, saladas e grelhados.

DICA DE RECEITA LUZAGO: CURRY INDIANO

Uma mistura especial de ingredientes selecionados, que resulta num delicioso condimento!

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de cúrcuma em pó, 2 colheres (sopa) de pimenta do reino, 2 colheres (sopa) de cebola em pó, 2colheres (sopa) de alho em pó, 1 colher (sopa) de pimenta calabresa desidratada, 1 colher (sopa) de mostarda em grão, 1 colher (sopa) de coentro grão e 1 colher (sopa) de cominho em grão.

Modo de preparo: Primeiro, adicione em uma frigideira todos os grãos, incluindo o coentro, cominho e os grãos de mostarda. Em seguida, aqueça-os em fogo médio por 1 minuto. Depois de aquecer, coloque os grãos e os demais temperos em um processador ou um pilão. Triture e misture bem todos os ingredientes. Por último, coloque todo o condimento caseiro em um pote com tampa e armazene em um local seco e arejado.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.