PROTEÍNA DE SOJA: um diferencial de sabor e saúde

3 de abril de 2023 | Por

O QUE É PROTEÍNA DE SOJA (PTS)

A soja é um alimento essencialmente fornecedor de proteínas, ácidos graxos saturados e insaturados e algumas vitaminas, além de possuir compostos polifenólicos, como as isoflavonas, pertencentes à classe dos fitoestrógenos e presentes em alta concentração na soja. As proteínas isolada e concentrada da soja são consideradas completas, de alta digestibilidade e absorção, contendo grande quantidade de aminoácidos.

Devido a diversas evidências dos seus efeitos benéficos à saúde, a proteína de soja ganhou reconhecimento e se popularizou, também, como suplemento alimentar. Saiba para que serve proteína de soja, quais são os seus benefícios e inclua em seus cardápios diários!

PARA QUE SERVE PROTEÍNA DE SOJA

A proteína de soja é um alimento funcional, com propriedades capazes de beneficiar uma ou mais funções do corpo, além de possuir efeitos nutricionais adequados, de modo que é tão relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

As isoflavonas presentes em alta concentração na proteína de soja representam uma alternativa promissora na prevenção e no tratamento de muitas doenças, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose. Além disso, a proteína de soja é um excelente produto para vegetarianos, já que é uma opção que substitui a carne.

PROTEÍNA DE SOJA É BOA PARA QUAIS OBJETIVOS?

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares; Melhora a capacidade de memorização; Combate a ação de radicais livres; Aumenta o rendimento nos treinos esportivos; Melhora a hipertrofia muscular; Fortalece os ossos; Previne o câncer de mama e próstata; Melhora o trânsito na flora intestinal;

PROTEÍNA DE SOJA: BENEFÍCIOS

Dietas ricas em proteína de soja diminuem os níveis de colesterol total, reduzem as concentrações de LDL e aumentam os níveis de HDL, com efeitos sobre resistência insulínica, aterosclerose e alterações vasculares.

A semelhança dos fitoestrógenos presentes na soja com o hormônio estrogênio possibilita o efeito antiestrogênico, o que representa uma forma de terapia de reposição hormonal para aqueles com desequilíbrio hormonal;

A fibra alimentar dos grãos da soja reduz os níveis plasmáticos de glicose em indivíduos com diabetes tipo 2, já que a ingestão de proteína da soja melhora o controle da glicose e a resistência à insulina;

As isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas menopausais, tanto em intensidade quanto em frequência. Amenizam os efeitos do climatério e são capazes de diminuir sintomas como as ondas de calor.

PROTEÍNA DE SOJA ISOLADA

A proteína isolada de soja é a forma mais elaborada entre os derivados proteicos do grão de soja. Produzida a partir da farinha desengordurada de soja, essa fração é separada dos demais componentes do grão por processos de precipitação, lavagem, neutralização e secagem.

Após esse procedimento, transforma-se em um produto de alto teor proteico, com mais de 90% em base seca, e de alta funcionalidade, com poder de emulsificação e gelificação. A versão isolada da soja é a que está presente em suplementos alimentares, ideal para promover o consumo de soja em seus hábitos alimentares.

PROTEÍNA DE SOJA NA MUSCULAÇÃO

Além dos diversos benefícios para a saúde, a proteína de soja, em especial a versão isolada presente nos suplementos, oferece resultados eficazes para praticantes de atividades físicas.

Uma das vantagens é que a soja é rica em arginina, composto que eleva a oferta de oxigênio e nutrientes pelo sangue, potencializando o rendimento nos treinos. A soja também é responsável pelo aumento do hormônio do crescimento (GH), muito importante na regulação da composição corporal.

DICA DE RECEITA: MOLHO BOLONHESA DE SOJA

Ingredientes: 1 xícara (chá) de proteína de soja caramelo, 1 lata de tomate pelado, 1 xícara e meia de água filtrada, 1 fio de óleo para refogar, 1 cebola e meia ralada, 1 dente de alho amassado, 1 colher (sopa) de molho shoyu, 1 colher (sopa) de salsinha desidratada, sal e pimenta do reino moída.

Modo de preparo: Deixe a proteína de soja de molho em água filtrada por 15 minutos. Descarte a água e esprema a proteína com as mãos para tirar o excesso de líquido. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo, sem deixar queimar. Acrescente a proteína de soja e logo em seguida, a colher de shoyu, mexendo bem. O shoyu, além de acrescentar sal e sabor, também dará uma coloração à soja. Depois de refogar por 5 minutos, acrescente a lata de tomate pelado, mais a 1 lata e meia de água. Deixe o molho apurar em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos. Acrescente a salsinha, corrija o sal e tempere com a pimenta do reino moída (ou a de sua preferência). Cozinhe por mais 5 minutos e pronto!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.