BICARBONATO: um mestre das soluções caseiras

22 de abril de 2024 | Por

O bicarbonato de sódio, conhecido também como hidrogeno carbonato de sódio ou carbonato de monossódico, é definido como um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono. Ele possui a fórmula NaHCO3 e é feito de um mineral branco ou transparente, chamado natrão. 

O bicarbonato de sódio que encontramos para venda é indicado como adequado para o uso alimentar; serve para a preparação de produtos de beleza e de limpeza e também traz benefícios quando usado para problemas de saúde leves, como no tratamento de aftas, azias e até mesmo, aumentar o rendimento em treinos de atividade física.

A indústria utiliza o sal como aditivo na preparação de alimentos embalados e ele também está entre os principais componentes dos anti ácidos de farmácia. Nos alimentos, a presença do bicarbonato é identificada na embalagem com a sigla E500.

Além disso, o bicarbonato também tem muitas outras utilidades, podendo ser um bom tratamento caseiro para:

1. Clarear os dentes: Colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio na pasta de dente e usar essa mistura para escovar os dentes é uma excelente forma de limpar profundamente os dentes, removendo a cor amarelada e a placa bacteriana que tende a se acumular nos locais menos alcançados pela escovinha. Escovar os dentes com bicarbonato é bom para higiene bucal mas não deve ser realizado mais do que 1 vez por semana para não remover o esmalte natural dos dentes, que o protegem contra as cáries.

2. Combater a acidez estomacal: Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

3. Esfoliar os pés e combater o chulé: Adicionar 1 colher de café em 2 colheres de sopa de sabonete líquido é uma ótima forma de fazer um esfoliante caseiro muito eficaz para eliminar o cheiro de chulé dos pés. Basta esfregar essa mistura nos pés ainda molhados, esfregando todo o pé, entre os dedos e os cantinhos das unhas. Isso funciona porque o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica, e por isso também pode ser usado para eliminar a frieira dos dedos dos pés.

4. Fazer banho de assento contra infecção urinária: Quando os sintomas de infecção urinária, como urgência para urinar, dor e ardência quando a urina passa pela uretra, encontram-se presentes, pode-se optar por um tratamento caseiro que consiste em encher uma bacia com 3 litros de água e adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na água até que dissolva e permanecer sentado nu nesta água durante cerca de 20 a 30 minutos. Isso irá reduzir a acidez na região genital trazendo melhora dos sintomas, mas além disso também é importante beber bastante água. 

5. Tirar manchas escuras da pele: Por vezes, uma boa esfoliação é suficiente para remover manchas escuras da pele. É possível fazer um esfoliante caseiro misturando 1 colher de bicarbonato de sódio em 3 colheres de um creme hidratante espesso, como o Nivea da lata azul. Basta esfregar essa mistura na área desejada diariamente durante o banho e observar que o tom da pele ficará mais uniforme em poucos dias.

6. Melhorar os treinos de corrida: A água alcalina pode ser tomada durante os treinos de longa distância, melhorando o rendimento. Uma boa forma de tornar água comum em água alcalina é adicionar 1 colher de café de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. 

7. Lavar profundamente o cabelo: Adicionar 1 colher de café num pouquinho de shampoo nas mãos e misturar, faz qualquer simples shampoo em um anti-resíduos; porque os pequenos grânulos do bicarbonato vão atuar como esfoliante, sendo útil para eliminar o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e ainda pode ser útil para abrir as cutículas dos fios, preparando-os para receber uma boa hidratação, como a selagem térmica. 

8. Clarear as unhas: Misturar 1 colher de café de bicarbonato em meio limão espremido é uma excelente forma de tirar a cor amarelada das unhas. Basta esfregar essa mistura em cada unha, e deixar atuar por alguns minutinhos, depois é só lavar, hidratar e aplicar filtro solar para não correr o risco de queimar a pele quando sair ao sol. 

9. Esfoliar a pele antes da depilação: Esfregar um pouquinho de bicarbonato de sódio misturado com água e um pouquinho de sabonete líquido nas áreas que irá depilar é uma ótima forma de remover os pelos encravados e abrir os poros, facilitando a retirada dos pelos indesejáveis. O ideal é fazer a esfoliação momentos antes de se depilar. 

10. Gargarejar contra coceira na garganta: A coceira na garganta pode ser causada por alergia, irritação ou infecção, nesse caso misturar 1 colher de sopa em meio copo de água morna e fazer gargarejos com essa mistura é uma boa forma de eliminar os micro-organismos que estejam na garganta, purificando essa região.

DICAS PARA UTILIZAÇÃO DO BICARBONATO NO PREPARO DE ALIMENTOS:

* Use como substituto do fermento para massas de pães, bolos e biscoitos;

* Para higienizar as verduras, deixe-as de molho em uma solução de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada litro de água por 25 minutos;

* Deixe empanados mais crocantes, misturando 1 colher (sopa) de bicarbonato na farinha de rosca;

* Para amaciar a carne, use 1 colher (sobremesa) no tempero.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PÃO DE MEL NO LIQUIDIFICADOR

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 litro de leite, 1/2 colher de canela em pó, 1 colher (café) de noz-moscada, cravo da índia à gosto, 1/2 xícara de mel, 1/4 xícara de açúcar mascavo, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó, 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio. Para a cobertura: chocolate meio amargo e chocolate hidrogenado à gosto.

Modo de preparo: No liquidificador bata todos os ingredientes, menos a farinha de trigo. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. Por último, despeje o fermento misturado com o bicarbonato de sódio. Coloque a massa em formas previamente untadas e enfarinhadas. Encha apenas até a metade, pois crescem bem. Se preferir, asse em forma grande e depois corte em pedaços. Desenforme, corte ao meio e recheie. Cobertura: derreta os chocolates e misture bem. Com a mistura fria, banhe os pães de mel e deixe-os secar em papel vegetal. Depois de secos, embale em papel celofane, para protegê-los do calor. OBS: Não guarde na geladeira!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.