CANELA: mais do que um delicioso aroma

13 de março de 2023 | Por

No café, no bolo, no arroz doce… A canela é uma delícia em qualquer receita. Nativa do Siri- Lanka, ela é obtida por meio do tronco de caneleira, uma árvore de casca marrom-avermelhada.

A canela tem sido usada como ingrediente ao longo da história, remontando ao antigo Egito, quando costumava ser rara e valiosa, e era considerada um presente digno para reis. Hoje em dia, ela é mais acessível, está disponível em grande parte dos supermercados e é encontrada em várias receitas.

É um condimento aromático que pode ser utilizado em diversas receitas, pois proporciona um sabor mais adocicado para a as comidas, além de consumida em forma de chá.

Existem dois tipos de canela. Um deles é a canela-do-ceilão, também conhecida como canela “verdadeira”. O outro tipo de canela é a canela-cássia, a variedade mais comumente encontrada, a que as pessoas geralmente chamam de “canela“. Extraída de lascas que secam e formam tiras que se enrolam, mais conhecidas como “canela em pau”(ou rama).

Mas as lascas também podem ser moídas para formar canela em pó. Mas além de seu aroma único, o consumo regular, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a saúde. Confira alguns dos principais:

Ajuda a controlar a diabetes: Isso acontece porque ela possui polifenol MHCP, que contribui para regularizar os níveis de glicose no sangue. Tanto no mingau, quanto em um copo com água, ela pode ser uma forte aliada da sua dieta.

Auxilia no emagrecimento: Principalmente por ser um alimento termogênico, ela ajuda a aumentar o gasto de calorias durante a digestão, pois melhora o processo metabólico. Ela também possui ação anti-inflamatória, que ajuda pessoas com obesidade e com inflamações crônicas. 

Controla o colesterol e triglicérides: O benefício se deve à ação antioxidante e anti-inflamatória da canela.

Combate ao câncer: Como a especiaria contém uma elevada quantidade de antioxidantes, eles eliminam os radicais livres que são responsáveis pelo câncer no corpo.

É uma aliada na hora do sexo: A especiaria ajuda a equilibrar os hormônios sexuais, melhora o fluxo sanguíneo do útero e ainda ajuda a ter mais energia. 

Diminui a fadiga: Aumenta a resistência ao estresse, possibilitando maior estado de ânimo para as atividades diárias.

Como utilizar

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela.  Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião. Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para ajudar a regular naturalmente a glicose no sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.  Outra forma bem popular de usar a canela é fazer chá, que além de muito aromático, traz todos os benefícios da canela para a saúde.

DICA DE RECEITA: COOKIES COM ESPECIARIAS SELECIONADAS

Ingredientes: 85 gramas de manteiga, 115 gramas de açúcar mascavo, 1 ovo, 115 gramas de farinha de trigo, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de gengibre moído, 1 colher (chá) de cardamomo em pó, 1 colher (chá) de noz moscada e 1 xícara de nozes quartilhos.

Modo de preparo: Bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Acrescente o ovo e continue batendo. Peneire a farinha sobre a massa e adicione as especiarias e as nozes. Misture tudo. Com uma colher de chá, disponha porções da massa em tabuleiros untados, deixando espaço entre os biscoitos para que cresçam durante o cozimento. Asse os biscoitos por 10 a 15 minutos ou até ficarem dourados.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.