CHIMICHURRI: o coringa das melhores receitas

17 de outubro de 2022 | Por

Sucesso de vendas em mercados, empórios, açougues e boutiques de carne, o chimichurri é um tempero que ultrapassou as barreiras da Argentina, seu país de origem, e conquistou o coração e principalmente o paladar de muitos brasileiros.

Mas afinal, o que é chimichurri?

Chimichurri é uma mistura de temperos e ervas desidratadas. Cada receita de chimichurri combina uma porção diferente de ingredientes; contudo, normalmente encontramos no chimichurri: alho desidratado, cebola desidratada, salsinha, orégano, pimenta calabresa, pimenta preta, mostarda em pó e louro em pó.

As receitas podem variar de acordo com o fabricante ou distribuidor. Algumas versões podem combinar também um pouco de realçador de sabor – chamado cientificamente de glutamato monossódico.

No comércio, é possível encontrar o chimichurri em diferentes versões: a granel, embalado em pequenas porções e ainda a versátil opção de sal com chimichurri. Nessa versão, fica ainda mais fácil e prático temperar as refeições.

E como utilizar o chimichurri?

Embora seja um mix de especiarias, não se engane; o chimichurri vai muito além dos aromas. Além de perfumar as receitas, ele também tem o poder de realçar o sabor dos alimentos e trazer uma considerável picância para os pratos – por conta da combinação dos ingredientes da iguaria. Algumas pessoas gostam muito de utilizar o tempero nas carnes assadas, mas ele também pode ser usado em outras receitas.

Veja algumas dicas para usar o chimichurri na sua cozinha

Chimichurri na marinada de coxas e sobrecoxas de frango

Essa mistura de temperos e ervas desidratadas pode ser aplicada nas marinadas de coxas e sobrecoxas de frango. No dia anterior, ou pelo menos algumas horas de antecedência, prepare a marinada com o seu suco, vinho ou vinagre preferido e uma porção moderada de chimichurri. Depois, as aves podem ser assadas, ensopadas ou empanadas, como preferir.

Molho de chimichurri para carnes grelhadas

Combinação perfeita para um churrasco, suínos assados ou rocamboles de carne, o molho de chimichurri nada mais é do que o chimichurri seco hidratado com azeite e vinagre. Por isso, o molho vinagrete fica com um aspecto bastante parecido com os molhos vinagretes tradicionais do Brasil e também é consumido como acompanhamento das carnes grelhadas.

Chimichurri no tempero do feijão

Ingrediente que não pode faltar no prato do brasileiro, o feijão pode ganhar uma cara nova ao ser temperado com um pouco de chimichurri. Vale lembrar que o mix de especiarias já conta com alguns clássicos como alho e cebola e, às vezes, sal. Por isso, tenha cautela ao temperar seu feijão com chimichurri pela primeira vez. Vá experimentando e acertando a quantidade mais adequada para o seu paladar.

Chimichurri por cima cima do arroz

No Japão existe um condimento chamado Furikake. Os orientais tradicionalmente colocam o Furikake sobre a porção individual do arroz cozido. Uma opção latina ao Furikake é o chimichurri. Para isso, basta salpicar um pouco de chimichurri sobre a porção de arroz cozido do seu prato ou da sua marmita. Você vai se surpreender com o sabor.

Chimichurri no preparo de vegetais

Como na composição não há nenhum ingrediente de origem animal, o chimichurri também pode ser consumido por pessoas veganas e vegetarianas. Uma excelente alternativa é levar ao forno alguns legumes temperados com chimichurri. Abóbora, berinjela, batata e tomate combinam perfeitamente com o mix de temperos e ervas desidratadas.

Como você pode perceber, o chimichurri faz sucesso em todas as etapas de uma receita: antes, durante e depois. Se você ainda não conhece o poder que esse mix de especiarias tem, está na hora de levar um pouco de chimichurri para casa!

DICA DE RECEITA LUZAGO: FRANGO CROCANTE COM CHIMICHURRI

Ingredientes: 1 colher (sopa) de chimichurri, 1 kg de carne de frango, 4 colheres (sopa) de água, sal à gosto, 5 colheres (sopa) de mostarda moída, 50 gramas de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Primeiro, coloque todos os ingredientes do molho em uma vasilha: a mostarda, o chimichurri, o sal e o parmesão ralado. Misture e adicione a água. Mexa novamente até que se torne uma pasta homogênea. O queijo parmesão aqui é o que proporciona uma camada crocante ao redor do frango. Em seguida, prepare a carne para temperá-la. Pode-se usar as partes que você quiser, como coxas, sobrecoxas ou drumet. Coloque a carne já limpa em um recipiente e adicione o molho feito anteriormente. Passe-o em todas as partes da ave e insira um fio de azeite. Uniformize em todas as peças novamente. Em uma forma, coloque os pedaços um do lado do outro e termine cobrindo com papel alumínio. Leve para assar, em forno preaquecido a 200ºC, por 40 minutos. Passado esse tempo, retire com cuidado a forma do forno e desembrulhe o papel alumínio. Remova, com o auxílio de uma colher, metade do caldo que se encontra na assadeira e leve para assar novamente, descoberto, até que fique bem dourado. Agora, basta servir e degustar!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.