FEIJÃO BRANCO: um aliado da alimentação saudável

19 de setembro de 2023 | Por

O feijão branco é uma espécie de feijão chamada cientificamente de Phaselous vulgaris. Existem dois tipos de feijão branco que apresentam propriedades, nutrientes e efeitos semelhantes conhecidos como feijão Cannellini ou feijão marinho (Navy Beans).

Ambos são brancos, mas apresentam formatos um pouco diferentes. O feijão Cannellini é um feijão branco italiano, disponível fresco ou enlatado.

Ele é uma variação do feijão vermelho, que é um grão grande com formato alongado e levemente curvado nas bordas. Eles são mais difíceis de cozinhar e precisam ser imersos em água durante uma noite inteira para facilitar o cozimento ou previamente fervidos em grande quantidade de água para “amolecer”.

De formato arredondado alongado e menor que o Cannellini, o feijão marinho é o mais comumente usado devido à maior facilidade de preparo. 

Muito versáteis, resistentes e fáceis de cultivar, o feijão branco destaca-se também pelos seus nutrientes. Ele é uma boa fonte de fibras, vitaminas que incluem algumas do complexo B e diversos minerais nutritivos.

Outros micronutrientes encontrados em menores quantidades no feijão branco incluem o fósforo, o cobre, o magnésio, o sódio e o zinco. É possível identificar também a presença de vitamina E, vitamina K e triptofano.

Propriedades

O feijão branco apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e tem o poder de prevenir e tratar doenças. Ele também apresenta propriedades importantes referentes ao reparo tecidual e à promoção do crescimento celular em alguns tecidos.

Alguns dos principais benefícios do feijão branco

Saúde do coração e regulação dos níveis de colesterol: O magnésio e o folato presentes no feijão branco podem ajudar a manter o coração forte e protegido de danos. O folato reduz os níveis da homocisteína, um aminoácido que pode atuar como um precursor de doenças cardíacas. Já o magnésio funciona de modo similar ao potássio, diminuindo a pressão arterial alta e prevenindo a ocorrência de ataques cardíacos ou derrames.

Memória e funções cognitivas: Além de contribuir para evitar defeitos do tubo neural em fetos e prevenir a anemia, a presença de folato no feijão branco é essencial para o sistema nervoso central.

A tiamina, uma das vitaminas do complexo B encontrada no feijão, também ajuda a aumentar a quantidade de alguns neurotransmissores que atuam em funções como a memória e a cognição. 

Digestão e fonte de fibras: Por ser rico em fibras, há incríveis benefícios do feijão branco para a saúde gastrointestinal. As fibras são capazes de estimular os movimentos intestinais peristálticos e evitar desconfortos como constipação ou diarreia.

Circulação sanguínea: O ferro encontrado no feijão branco é um componente essencial dos glóbulos vermelhos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de substâncias. O cobre, que também é encontrado nesse feijão, é igualmente importante porque ele é um mineral usado na síntese da hemoglobina, influenciando diretamente no transporte de nutrientes e oxigênio através do sangue.

Saúde da pele e cabelo: Os antioxidantes encontrados no feijão branco desempenham um papel importante protegendo a pele de danos que podem ser causados por radicais livres provenientes da poluição ou da exposição excessiva ou sem proteção aos raios ultravioletas do sol. Quanto à saúde dos cabelos, o feijão branco pode oferecer benefícios como efeito contra a queda capilar, promover o crescimento mais rápido e saudável dos fios, proteger de danos causados por radicais livres provenientes da poluição e exposição excessiva aos raios solares e deixar os cabelos bem nutridos. 

Formas de consumo

O feijão branco pode ser preparado como qualquer outro tipo de feijão cozido. Se não quiser comer da forma tradicional, combinado com arroz, é possível adicionar esse grão em sopas e saladas.

Uma boa opção para veganos ou vegetarianos é usar o feijão branco para produzir hambúrguer. Já existem restaurantes específicos que produzem esse tipo de hambúrguer como uma opção vegana no cardápio.

Independentemente de como você for preparar, sem dúvida, há incríveis benefícios do feijão branco e por isso ele é uma ótima escolha para inserir em sua dieta.

DICA DE RECEITA LUZAGO: FEIJÃO BRANCO À ITALIANA

Ingredientes: 1kg e meio de feijão branco, 4 gomos de linguiça calabresa, 2 sachês de molho de tomate, 2 litros de água, 1 cebola, 2 colheres de óleo de milho, sal, alho granulado, orégano e louro folhas a gosto.

Modo de preparo: Deixe o feijão de molho cerca de 30 minutos. Enquanto isso, na panela de pressão, coloque o óleo e frite bem a linguiça em rodelas. Acrescente a cebola até amolecer; coloque os temperos, menos o sal (pois a linguiça calabresa é salgada). Coloque os 2 sachês de molho de tomate e 2 litros de água (o feijão cozinha nessa mistura). E por último, o feijão branco. Mexa bem, feche a panela e quando pegar pressão, marque 20 minutos. Abra, prove se o feijão amoleceu e confira o sal. Caso o feijão ainda esteja duro, acrescente mais um pouco de água para não pegar no fundo da panela.

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