AMÊNDOAS: nutrição, sabor e versatilidade

5 de dezembro de 2022 | Por

Embora considerada por muitos uma castanha, a amêndoa se trata, na realidade, de uma semente. E, tal qual, é abundante em nutrientes e óleos essenciais, tornando-se uma grande aliada da sua saúde. Se as sementes são a base para o crescimento de uma planta, imagine o tanto de nutrientes que elas concentram?

Por isso, é muito válido incluir amêndoas no nosso cardápio, o que não é, exatamente, uma tarefa difícil. Mesmo pequeninas, as amêndoas apresentam benefícios que podem ser muito favoráveis ao funcionamento do nosso organismo. Abaixo, algumas das qualidades dessas sementinhas que, além de poderosas, têm um sabor delicioso:

– Ajudam a controlar os níveis de colesterol: Ricas em “gorduras do bem”, as amêndoas têm o poder de auxiliar no aumento do HDL (o chamado “bom colesterol”), o que permite que o organismo elimine o LDL (o “mau colesterol”)

– São aliadas no controle da diabetes: O consumo de amêndoas (e especialmente do óleo) pode ajudar a elevação da glicose e da insulina após as refeições, o que protege o diabético dos perigosos picos de açúcar no sangue. Isso acontece porque elas ajudam a regular a absorção da glicose, fazendo este processo mais lento e, consequentemente, mais seguro.

– Ajudam a fortalecer ossos, dentes, unhas e cabelos: Dentre o apanhado de vitaminas e minerais essenciais abundantes nas amêndoas, o fósforo tem destaque especial. E ele, assim como o cálcio, é excelente para o fortalecimento de ossos, dentes, unhas e cabelos. Ajuda, inclusive, a combater doenças como a osteoporose.

– Fortalecem o sistema imunológico: Se você está buscando fortalecer seu organismo para evitar doenças, incluir amêndoas no seu cardápio é uma boa opção! Elas são abundantes em vitamina E, que, ao combater os radicais livres, ajuda a manter seu organismo fortalecido e menos suscetível a doenças.

– Pura energia diária: A grande presença de manganês, cobre e riboflavina nas amêndoas ajuda a dar mais energia e a acelerar o metabolismo, além de te deixar mais satisfeito por mais tempo do que consumindo alguma bebida ou alimento ricos com açúcares, o que te deixa com fome mais rápido.

– Melhoram o sistema digestivo: Por serem ricas em fibras, as amêndoas auxiliam na digestão e ajudam a prevenir a constipação, quando consumidas acompanhadas de uma quantidade adequada de líquido.

FORMAS DE CONSUMO

 São comumente encontradas nos formatos: torradas, torradas com sal, torradas com casca, torradas sem casca, torradas cruas, em lâminas e defumadas. Muito versáteis, as amêndoas in natura caem bem com pratos doces, salgados, quentes e frios. Embora sejam um lanche prático ao serem consumidas puras, elas também podem compor o seu cardápio de diversas outras formas: combinadas com outras sementes e castanhas, como ingredientes de vitaminas, sobre panquecas, bolos, iogurtes e onde mais sua criatividade permitir!

DICA DE RECEITA LUZAGO: BRIGADEIRO DE CHOCOLATE E AMÊNDOAS

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1/4 de xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 1 colher (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado, 1 colher (sopa) de farinha de amêndoas e 1 xícara (chá) de amêndoas picadas.

Modo de preparo: Misture em uma panela no fogo baixo o leite condensado, o leite, o chocolate em pó e a manteiga. Não pare de mexer até que o brigadeiro solte do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e deixe esfriar. Polvilhe com amêndoas picadas.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.