PIMENTA CALABRESA: sabor tradicional da culinária brasileira

19 de agosto de 2022 | Por

A pimenta calabresa resulta do processo de desidratação e moagem da pimenta dedo-de-moça, ou de uma mistura de pimentas vermelhas.

Ela pode ser usada para dar uma “esquentada” em diversos tipos de comida: de carnes e linguiças a pizzas e omeletes. Por não ser tão ardida como outros tipos de pimenta, ela agrada aos mais diversos paladares e realmente leva um prato simples a delícia com alguns poucos flocos.

Curiosidades:

A pimenta calabresa não é um tipo de pimenta; como a pimenta dedo de moça, pimenta malagueta, pimenta caiena, pimenta jalapeño, etc. Mas sim, resulta do processamento de um tipo de pimenta, ou de uma mistura de pimentas de diversos tipos.

Como a pimenta dedo de moça (Capsicum baccatum) é bem comum no Brasil, é usada para fazer este condimento. Mas é raro encontrar na lista de ingredientes das pimentas calabresas mais vendidas, qual é a pimenta usada e se há mistura de outros ingredientes.

Disso vem a confusão, já que não é raro encontrarmos “pimenta calabresa” como ingrediente da especiaria, o que é um erro. Algumas marcas, no entanto, especificam o ingrediente como “pimenta dedo de moça desidratada”, “pimenta vermelha seca”, “pimenta vermelha desidratada”.

Em outros países também são produzidas pimentas desidratadas em flocos, mas para isso são usados outros tipos de pimenta.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o tipo de pimenta mais usada para se fazer pimenta em flocos (crushed red peppers ou red pepper flakes) é a pimenta caiena. Algumas marcas usam um mix de pimentas (incluindo pimenta Serrana, Jalapeño), mas a caiena é a mais predominante. E você sente a diferença da ardência para o produto brasileiro, já que a pimenta caiena é bem mais ardida que a pimenta dedo de moça.

Como é feita a pimenta calabresa?

A pimenta dedo de moça fresca passa por um processo de secagem em fornos industriais e depois é moída juntamente com as sementes até formar os flocos. O produto é então embalado em vidros ou embalagens plásticos e assim, encontramos nos distribuidores, empórios, mercearias e supermercados.

Como usar a pimenta calabresa:

A pimenta dedo de moça não é uma pimenta considerada muito picante, mas para é sempre aconselhável experimentar, pois o nível de tolerância à pimenta varia de pessoa para pessoa.

Dez maneiras de usar a pimenta calabresa em flocos:

  • Use uma pitada para temperar carnes, peixes e aves;
  • Inclua no refogado básico, juntamente com a cebola, o alho e outros temperos;
  • Faça um delicioso tira gosto ou acompanhamentobatata bolinha e calabresa.
  • Algumas pessoas têm um vidrinho de pimenta calabresa ao lado do sal e da pimenta do reino e usa da mesma forma: salpicando flocos de pimenta diretamente na pizza, em saladas, sanduíches e massas;
  • Tempere molhos e sopas com pimenta calabresa;
  • Como os antepassados italianos, use a pimenta calabresa para temperar salsichas e linguiças;
  • Repolho, brócolis, couve flor e outros vegetais da família dos crucíferos combinam muito bem com pimenta calabresa. Refogue em azeite com um pouco da pimenta e experimente!
  • Faça seu próprio “chilli oil“, óleo picante e temperado usado na culinária chinesa como condimento para dumplings e macarrão chinês. Para isso, aqueça 300 ml de óleo vegetal junte 1 colher de sopa de pimenta calabresa e outros temperos e ervas. Deixe em infusão por 5 minutos e acondicione em uma garrafa de vidro esterilizada.
  • Use para apimentar pratos da culinária asiática, como curries;
  • Apimente o espaguete alho e óleo com uma pitada de pimenta calabresa em flocos.

Pimenta calabresa é muito ardida?

A pimenta calabresa é normalmente feita com pimenta dedo de moça. Considerando a escala de ardência de pimentas, a pimenta dedo de moça é considerada suave quando comparada a outros tipos de pimenta. Ela fica na faixa de 5.000 a 15.000 unidade de calor, enquanto que a pimenta malagueta chega a 50.000 a 100.000 unidades. Já a pimenta biquinho fica na faixa de 1000 unidades, sendo a mais fraca delas.

Pimenta calabresa faz mal?

Em geral, considera-se que as pimentas são benéficas ao nosso organismo e têm propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e antibacterianas. Além disso, estimula a liberação de endorfina pelo cérebro, o que causa sensação de prazer. O consumo em excesso, no entanto, pode causar problemas gastrointestinais.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BIFE ACEBOLADO COM PIMENTA CALABRESA

Ingredientes: 10 pedaços médios de coxão mole, meia cebola, 2 colheres (sopa) de colorau especial, 1 colher (sopa) de tempero segredo do chef Luzago, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de vinagre e meia colher (sopa) de pimenta calabresa.

Modo de preparo: Bata e amacie a carne. Na sequência, tempere com o segredo do chef e depois, coloque numa vasilha e polvilhe com o colorau especial, misturando em toda a carne. Adicione a colher de azeite e reserve. Pique a cebola em rodelas e adicione o vinagre e a pimenta calabresa. Frite os bifes em fogo médio, até o ponto que desejar. Retire-os do óleo e coloque num papel toalha, para absorver a gordura. No mesmo óleo, frite as cebolas. Logo após, coloque-as sobre os bifes e deixe a panela tampada por 5 minutos, para que o gosto da cebola penetre na carne.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.