AVEIA: o equilíbrio saudável diário

10 de julho de 2023 | Por

No Brasil, é tradição as pessoas começarem o dia consumindo no café da manhã o tão conhecido pãozinho.  Mexer em herança cultural sempre tem obstáculos, mas você já pensou em incluir em algumas vezes na semana ou todos os dias a aveia na sua alimentação?

Antes dessa mudança, precisamos conhecer o que é a aveia. Este cereal rico em fibras pode ser encontrado na forma de farelo, flocos ou farinha. Além das fibras, o cereal contém ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. Por conter todos esses elementos, a aveia é um dos cereais mais saudáveis e pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas, mesmo em casos de diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

A aveia é um dos cereais mais saudáveis, pois, além de não conter glúten, é uma fonte importante de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais para uma vida saudável, o que a torna num superalimento.

Reduz o colesterol ruim: A aveia é rica num tipo específico de fibra, conhecida como beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou AVC.Para obter este benefício, é recomendado comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, o que equivale a aproximadamente 150 gramas de aveia.

Controla os níveis de açúcar no sangue: Por ser rica em fibras, especialmente do tipo beta-glucana, a aveia é capaz de evitar picos acentuados nos níveis de açúcar no sangue. Assim, começar o dia com uma tigela de mingau de aveia, por exemplo, é uma excelente forma de controlar a diabetes e, até, evitar o seu surgimento, no caso de pré-diabéticos.

Ajuda a emagrecer: A aveia é uma ótima aliada para as dietas de emagrecimento, pois as suas fibras estimulam a produção de um hormônio no intestino que aumenta a sensação de saciedade, evitando que a fome surja tão frequentemente.Assim, comer aveia ao longo do dia é uma boa estratégia para diminuir a ingestão de calorias, facilitando a perda de peso.

Previne o câncer de intestino: As fibras da aveia ajudam o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e o acúmulo de toxinas que podem levar ao surgimento de câncer. Além disso, a aveia ainda contém ácido fítico, uma substância que ajuda a proteger as células intestinais de mutação que podem originar tumores.

Reduz a pressão alta: A aveia é muito rica em antioxidantes, especialmente num tipo específico conhecido como avenantramida, que aumenta a produção de oxido nítrico no corpo. Este óxido nítrico ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, facilitando a circulação de sangue e baixando a pressão arterial. A aveia pode ser consumida na forma de flocos, farinha ou na granola, podendo ser adicionada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas. Além disso, ela também pode ser consumida na forma de mingau e para formar a massa de alimentos como bolinhos de bacalhau e almôndegas.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PANQUECA NUTRITIVA DE AVEIA

Ingredientes: 1 xícara (chá) de aveia fina ou farelo de aveia, 1 xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de farinha linhaça dourada ou marrom e 1 colher (chá) de fermento químico em pó.

Modo de preparo: Reúna todos os ingredientes e coloque todos no liquidificador; com exceção do fermento e bata até ficar homogêneo. Se escolher a farinha de aveia, misture todos os ingredientes com um batedor de claras. Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Espalhe um pouco da massa e tampe para abafar e comece a assar do outro lado, até dourar ambas as partes. Repita o processo até terminar toda a massa. Sirva com os acompanhamentos de sua preferência (castanhas, frutas ou geleias caem muito bem!).

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.