CÚRCUMA: muito além de tempero

8 de maio de 2023 | Por

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre e é também conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma longa, turmérico, açafrão-da-índia, açafrão ou gengibre amarelo. É um dos principais temperos da tradição culinária da Índia, e é utilizado a mais 4.000 anos por diversas medicinas orientais.

O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos, tendo lugar garantido na lista de “super-temperos” que não podem faltar em sua dieta. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, pesquisas recentes revelaram que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, inclusive com propriedades anticâncer.

Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

A cúrcuma é extraída da raiz de uma planta com o mesmo nome. Essa planta é da mesma família que o gengibre. Essa erva tem folhas longas e brilhantes, que chegam a 60 cm. Já o açafrão é extraído de uma flor roxa, cuja planta também se chama açafrão. Contudo, para se fazer 1 kg de açafrão, são necessários milhares de flores, o que torna essa especiaria mais rara.

Tanto o açafrão quanto a cúrcuma são usados pela humanidade há séculos. O sabor é a característica mais marcante na diferença entre os dois temperos. O açafrão tem um toque mais suave e a cúrcuma fresca ou em pó mais marcante.

Principais propriedades: As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Possui também ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica quando usada externamente.

Alguns benefícios no consumo diário

É um agente antisséptico e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras;

Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amiloide acumulada no cérebro;

É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários;

Auxilia no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso;

Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão;

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide;

 Acelera o processo de cicatrização em feridas, auxiliando na remodelação da pele danificada;

Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele;

Alivia sintomas causados pela TPM;

A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também, ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago;

Como utilizar a cúrcuma?

Não existe uma quantidade certa para se tomar todos os dias, mesmo porque os indianos, por exemplo, ingerem muita cúrcuma diariamente (dentro do tempero tradicional do país, o curry).

Para quem está começando o uso meia colher (chá) ao dia é suficiente para nos proporcionar benefícios. A cúrcuma pode ser usada no preparo do arroz, sopa, molho de salada, no suco verde e até fazer um chá de cúrcuma. Outra opção é tomar o pozinho apenas com água, como se fosse um remédio. Lembre-se do detalhe importante: a cúrcuma é melhor absorvida pelo organismo se for usada junto com uma pitada de pimenta (pode ser a caiena ou a do reino) e algum tipo de gordura.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PASTA DE CASTANHA COM CHIPS DE BATATA DOCE

Ingredientes para os chips: 1 batata doce cortada em rodelas finas, meia colher (chá) de sal, 1 pitada de cúrcuma.

Ingredientes para a pasta: 1 xícara (chá) de castanhas do pará, meia xícara (chá) de Nesfit sabor natural, suco de meio limão e meia colher (chá) de sal.

Modo de preparo: Em um recipiente, mistura a batata doce com o sal e o açafrão. Forre o prato do micro-ondas com folhas de papel toalha e distribua as rodelas de modo que não fiquem sobrepostas. Cubra com mais uma camada de papel toalha. Em alta potência, aqueça de minuto para minuto, até que as rodelas fiquem crocantes. Sirva com a pasta de castanhas.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.