Existem diversas opções de farinhas encontradas no mercado, mas apenas uma reúne dois requisitos bem diferentes em um único produto: ser saudável e, ao mesmo tempo, ter doçura. Estamos falando da Farinha de Coco, que se popularizou graças às suas propriedades nutricionais, assim como outros produtos derivados do coco, a exemplo do óleo que também vem sendo bastante utilizado.
Uma curiosidade sobre este produto é que não precisa ser utilizado apenas em receitas doces, devido à sua origem. É possível usar a farinha nas mais variadas receitas, tornando-as muito mais saudáveis e saborosas. Vamos ver mais sobre ela?
Origem da farinha de coco
O processo de obtenção da farinha de coco é muito simples. Ela é extraída da polpa da fruta, misturada com água e, após ser espremida, é assada até se tornar a farinha. É possível também fazer em casa, mas pode se perder algumas propriedades em relação à industrializada.
Benefícios
O primeiro grande benefício da farinha de coco é que não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos. É rica em fibras, traz sensação de saciedade e acelera o metabolismo, além de impedir variações de açúcar no sangue por ter a gordura drasticamente reduzida em seu processo de preparo. Ou seja, é aliada contra a diabetes e o colesterol.
Diferenças com a fruta
Existem sim diferenças entre consumir o coco in natura e a sua farinha. A fruta é conhecida por ter as chamadas gorduras boas, além de vitaminas e minerais. Já a farinha tem maior teor de fibras e pouca gordura. Ou seja, a indicação é consumir os dois produtos, pois ambos são bastante saudáveis.
Como usar
Consumir a farinha de coco é mais fácil do que se imagina. Vale colocar junto ao iogurte e frutas, mas também existem diversas receitas doces e também salgadas que ficam muito mais saudáveis! A maior vantagem é que, por ser levemente adocicada, as receitas doces praticamente não precisam de adoçante.
RECEITAS DA SEMANA
Quiche com farinha de coco
Ingredientes
2 xícaras de farinha de coco
1 xícara de manteiga
3 ovos
Sal a gosto
Tempero: peito de peru ou queijo, abobrinha, tomate seco, brócolis, ricota, creme de queijo
Modo de preparo
Misture 2 xícaras de farinha de coco e 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente no processador.Depois inclua os ovos, 1 pitada de sal e volte ao processador com a mistura.Coloque a quiche em uma forma antiaderente.
Para o recheio, use peito de peru ou opções vegetarianas, como ricota ou creme de queijo com brócolis, tomate seco, abobrinha, cebolaou o que tiver em casa. Para finalizar, coloque o recheio na assadeira junto com a massa.