Ao comprar diferentes tipos de macarrão, todos conhecem o produto, mas poucos sabem do seu componente principal. A semolina – ou sêmola – além de estar presente nas refeições com facilidade, ainda tem diversos benefícios para a saúde.
Mas, antes de entender esses benefícios, é importante saber a sua origem. A semolina é um subproduto do trigo ou do milho que surge após a trituração dos grãos. Por isso, é mais granulado que a farinha, com uma textura grossa.
Justamente pela sua textura mais densa, este produto é largamente utilizado na culinária, principalmente como ingrediente principal de massas em geral. Mas ela também é encontrada in natura e pode ser acrescentada a receitas doces e salgadas, garantindo mais consistência.
Vantagens
Independente da sua origem – trigo ou milho -, a semolina possui mais benefícios nutricionais que a farinha. Entre eles, o principal é que ela ajuda a reduzir o apetite por sua digestão ser bastante lenta. Além disso, é conhecida por conter vitamina B, ferro, zinco, magnésio, selênio, potássio, entre outros. Na prática, isso tudo auxilia no controle de peso, aumento de massa muscular, previne a anemia e fortalece o sistema imunológico.
Veja uma sugestão para utilização de semolina.
RECEITAS DA SEMANA
Nhoque de semolina
Ingredientes:
- 250 g de semolina;
- 1 litro de leite;
- 100 g de parmesão;
- 100 g de manteiga;
- 2 unidades de gema de ovo;
- sal a gosto;
- noz-moscada a gosto;
- molho de tomate refogado.
Modo de preparo:
Em uma panela em fogo brando junte o leite, a manteiga e as gemas. Misture devagar até ferver. Adicione aos poucos a semolina e o queijo parmesão, sempre mexendo até desprender da panela. Corrija o sal e tempere com um pouco de noz-moscada. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em superfície lisa e corte os nhoques. Sirva com o molho da sua preferência – aqui, sugerimos molho bolonhesa ou molho branco.