Um dos temperos mais especiais no mundo gourmet, a noz-moscada é reconhecida pelo toque único aos pratos. Mas o que a torna tão querida, quais seus benefícios e como surgiu o seu uso? Acompanhe a seguir.
De onde vem
Originária da Indonésia e da Índia, terra das grandes especiarias, a noz-moscada é conhecida pelas suas propriedades que conservam os alimentos.
O tempero que conhecemos nada mais é do que a semente ressecada da noz, conhecida oleaginosa de sabor único.
Curiosidades
Antes de usar a noz-moscada, é importante levar em conta alguns aspectos:
– A noz-moscada acentua o gosto de carnes de sabor suave como aves e receitas que levam queijos e leite;
– Pelo seu sabor, ainda vale utiliza-la em doces e compotas de frutas;
– Não utilize em carnes vermelhas, por já possuírem um sabor naturalmente mais forte.
Benefícios
O benefício mais conhecido da noz-moscada é relacionado à saúde mental. Na Índia, por exemplo o tempero é conhecido por combater a ansiedade. Já pesquisadores da Universidade Stanford afirmam que consumir um terço de colher de sopa de noz moscada diariamente ajudaria a aliviar sintomas da depressão. Porém, é importante lembrar que apenas o seu consumo não é garantia.
Ela também é famosa por ser uma importante aliada no processo de emagrecimento, pois auxilia na limpeza de toxinas do organismo.
Receita
Molho Bechamel (indicado para acompanhar massas em geral)
Ingredientes
- 1 litro de leite gelado
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 pitada de noz-moscada
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora.