Afinal, qual é o melhor tipo de açúcar?

Nos últimos anos, o açúcar tornou se tornou um vilão da alimentação saudável. Ao mesmo tempo, ele também caiu nas graças graças à popularização de outros tipos, além do já conhecido. Hoje, diante de tantas opções e estudos, fica a pergunta: qual o melhor açúcar e quais as diferenças?

Pensando nisso, vamos falar sobre os três açúcares mais “falados”: mascavo, demerara e o tradicional refinado.

 

Açúcar Mascavo

            Este é o famoso açúcar “bruto”, pois não passa por um processo de refinamento. É conhecido pela cor escura e sabor forte. Por ainda conservar o melaço da cana, o sabor é mais forte, sendo próximo ao da cana-de-açúcar.

Justamente pelo seu estado, ele preserva mais vitaminas e minerais, o que é considerado ótimo para dietas mais restritas. Muitos não gostam do seu sabor a princípio mas, após adaptar-se, é sucesso garantido!

 

Açúcar Demerara

            O açúcar demerara tornou-se o “queridinho” da boa alimentação após muitas divulgações sobre seus benefícios. E não é à toa: originário da Guiana, na América do Sul, essa variedade contém algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6.

A quantidade maior de nutrientes se deve ao menor processamento em relação ao açúcar refinado. O demerara é extraído do caldo de cana por meio da aplicação de pressão na cana-de-açúcar. O caldo é cozido até engrossar e formar um xarope. A água presente no xarope evapora e a substância endurece, dando origem ao açúcar propriamente dito.

 

Açúcar Refinado

            Amado por uns, odiado por outros, o açúcar refinado está presente em praticamente todas as receitas doces. Mesmo tido como “vilão” por passar pelo processamento químico, é sempre importante lembrar que o bom e velho açúcar branco tem também seus benefícios: é ele o responsável por fornecer glicose para o corpo, componente importante para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins, além de auxiliar no trato da flora intestinal.

           

Moderação

 

Independente do tipo de açúcar, lembre-se: aprecie com moderação! A ingestão de açúcares, bem dosada, literalmente adoça a vida. O seu consumo em excesso pode acarretar em problemas como diabetes e obesidade. Veja a seguir duas receitas para aproveitar o açúcar na sua melhor forma.

 

Receitas

Bolo Fit Integral

Ingredientes

  • 3ovos
  • 1Xícara (chá) de Leite desnatado
  • 1Xícara (chá) de Café em pó solúvel
  • 1Colher (sopa) de Fermento em pó
  • 1/2Xícara (chá) de Óleo de girassol
  • 2Xícaras (chá) de Farinha de trigo integral
  • 1Xícara (chá) de Açúcar demerara
  • Mela gosto
  • Canelaa gosto

 

Modo de Preparo

 

Em uma tigela, coloque a farinha integral, o açúcar demerara, o fermento e a aveia e então mexa bem para que estes ingredientes secos fiquem bem incorporados. No liquidificador, coloque o café solúvel, os ovos, o leite desnatado (líquido) e o óleo mais saudável. Bata até que fique tudo bem homogêneo. Depois junte as misturas secas com as molhadas, o mel e a canela se for o caso e mexa bem até que forme uma massa uniforme. Use uma colher de pau. Então unte uma forma com um pouco de óleo de girassol e farinha de trigo integral e espalhe a massa do bolo nela. Leve para assar em forno com temperatura média de 180ºC por 40 a 45 minutos.

 

Docinho de Açúcar Mascavo

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado light
  • 1/2 lata de açúcar mascavo (medida da lata de leite condensado)
  • 1 colher de manteiga

 

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até desgrudar da panela. Bata um pouco com uma colher de pau e enrrole os docinhos. Se preferir, passe no coco ralado.

 

Posts recentes