Seja inteira, laminada, como farinha, confeitada ou defumada, a amêndoa é um dos alimentos mais versáteis na culinária. Originária do oriente médio, em países como a Síria, Turquia e Paquistão, até hoje é famosa em receitas da região, como o arroz árabe e o doce ninho de amêndoas. Dizem, inclusive, que a amêndoa oferecida como lembrança de casamento traz sorte ao novo casal.
Os benefícios proporcionados pelas amêndoas na saúde são compatíveis com a facilidade de inserir este alimento na dieta. Elas são ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2 e fósforo, além de possuírem gordura boa, o que traz saciedade para quem consome e contribui com o colesterol bom, auxiliando na saúde cardiovascular.
As amêndoas estão disponíveis de tantas formas diferentes que vale entender um pouco mais sobre cada uma delas. Conheça a seguir:
Amêndoas inteiras
Por não estarem ainda manipuladas e terem um sabor suave, as amêndoas inteiras trazem diversas possibilidades: vale testar as receitas de leite ou óleo de amêndoas ou triturar e utilizar na massa de doces como macarron oumarzipan. Para quem é intolerante à lactose, o leite de amêndoas é um ótimo aliado, além de ser delicioso!
Se preferir, misture com outras frutas secas – os famosos nuts – para servir como um lanche saudável e completo durante o dia.
Amêndoas laminadas
É muito utilizada na confeitaria como decoração de bolos e tortas, por ser saborosa e ter um formato ideal.
As amêndoas laminadas também são ótimas para tostar em casa e temperar conforme a preferência de cada um. Coloque em uma forma e vire-as a cada cinco minutos, até ficarem prontas. Tome cuidado para não queimar.
Farinha de amêndoas
Por já estar triturada, a farinha de amêndoas é ótima como matéria-prima para bolos, tortas e sobremesas.
Receitas
Pão com farinha de amêndoas (Lowcarb)
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de farinha de amêndoas;
- 1 colher de sopa de farelo de aveia;
- 1 colher de sobremesa de fermento.
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes (menos o fermento) até que que a massa ganhe consistência. Depois, acrescente o fermento e misture mais um pouco. Em uma frigideira untada vire a massa e leve em fogo baixo. Tampe e espere dourar, depois vire e está pronto.