Não há dúvidas de que o feijão é preferência nacional. Ele é um dos alimentos mais antigos do mundo e tornou-se indispensável no dia a dia dos brasileiros como um dos principais itens da culinária.
O feijão é considerado um dos principais alimentos no combate à desnutrição por ser uma grade fonte de nutrientes. Além de contar com proteína, ferro, magnésio, vitamina B1 e potássio, ajuda a combater o colesterol e anemia.
O que poucos sabem é que há uma variedade de tipos de feijão que vão além dos famosos feijões preto e carioca. Oriundos de diferentes partes do mundo, eles ofercem inúmeras possibilidades. Vamos conhecer?
É o mais tradicional, normalmente servido com arroz ou como feijoada. Conhecido pelos grãos pequenos, além do Brasil, é muito utilizado na culinária mexicana, como acompanhamento de nachos, por exemplo.
Também conhecido pela sua coloração clara, tem grãos um pouco maiores que os do feijão preto. Seu principal benefício é atrasar a absorção de açúcar no sangue, auxiliando no emagrecimento.
Tem esse nome devido à coloração da casca, avermelhada como a da pele do amendoim. Oferece bastante sustância e, quando cozido, tem um caldo mais grosso.
Produzido no país vizinho, é rico em proteínas que impedem o colesterol. Este tipo de feijão é um ótimo ingrediente para acompanhar carnes ou saladas.
Tem origem africana e é utilizado no preparo da massa de acarajé. Tem propriedades nutricionais semelhantes às do feijão carioca.
Com grãos arredondados e de cor avermelhada, este feijão tem um sabor levemente adocicado e é bastante utilizado na culinária asiática, em pratos como saladas, mexidos, entre outros.
Com grãos maiores que os demais, o feijão cavalo é o mais antigo que se conhece no mundo. É bastante utilizado em saladas.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de feijão? Confira a linha completa da Luzago Alimentos.