A farinha de mandioca é rica em carboidratos e calorias e, por isso, quando consumida diariamente e em grandes quantidades, pode favorecer o ganho de peso. Isso acontece, especialmente se essa farinha for usada em grandes quantidades e em preparações muito gordurosas, como farofas com muita gordura, como bacon e manteiga, e alimentos empanados e fritos.
No entanto, a farinha de mandioca é um alimento com boas quantidades de minerais, como cálcio, magnésio e potássio, além de ter ótimas quantidades de fibras, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue e a prolongar a saciedade ao longo do dia.
A farinha de mandioca, conhecida como farinha de mesa, tem um sabor suave e pode ser consumida crua sobre as refeições já prontas, mas também pode ser usada no preparo de receitas, como farofa, bolo, mingau, pirão, pão e biscoito.
Para aproveitar o sabor e os benefícios nutricionais da farinha de mandioca sem engordar, é recomendado comer apenas 1 colher de sopa dessa farinha por dia, que pode ser acrescentada no almoço ou no jantar.
Além disso, é importante também adicionar proteínas, como frango, peixe ou ovo, e verduras e legumes à refeição, porque esses alimentos ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, promovendo a saciedade e prevenindo o ganho de peso.
Outro cuidado importante ao comer a farinha de mandioca é evitar consumir junto com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, outros tipos de carboidrato simples; como arroz branco, macarrão branco, batata, sucos de fruta e molhos feitos com farinha de trigo ou amido.
Benefícios da farinha de mandioca
Por ser um alimento pouco processado, a farinha de mandioca simples é uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos industrializados, trazendo benefícios como:
Melhorar a disposição física e mental, por ser rica em energia;
Evitar a prisão de ventre, por ter ótimas quantidades de fibras
Prevenir cãibras, por que tem boas quantidades de potássio;
Pode ajudar a prevenir a diabetes, porque contém boas quantidades de fibras, que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue;
Auxiliar no prevenção da pressão alta, devido ao seu teor de magnésio e potássio;
Pode favorecer a perda de peso, porque, quando consumida com moderação, ajuda a prolongar a saciedade ao longo do dia.
No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo moderado de farinha de mandioca ao natural ou em preparações simples e feitas com pouca gordura.
A farinha de mandioca não contém glúten, podendo ser uma boa opção para incluir em preparações como bolos, pães e biscoitos para pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten; que é a dificuldade de digestão do glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada.
Qual a diferença entra farinha de mandioca branca e amarela?
Farinhas brancas ou cremes são resultantes do processamento de raízes de cultivares de polpa branca ou creme e a farinha amarela é obtida de raízes de cultivares de polpa amarela que tem maior concentração de betacaroteno e vitamina A, sendo a preferida no mercado.
DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO DE FARINHA DE MANDIOCA
Simples e apetitoso, para saborear nos dias frios de inverno!
Ingredientes: 1 xícara de açúcar mascavo; 100 gramas de manteiga sem sal; 4 gemas de ovo; 1 xícara de leite de coco; 2 xícaras e meia de farinha de mandioca crua peneirada; 1 pitada de sal; 4 claras batidas em ponto de neve; 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo: Bata o açúcar, a manteiga e as gemas na batedeira até formar um creme. Adicione à mistura o leite de coco, o sal e a farinha, batendo aos poucos. Por último, acrescente o fermento e as claras em neve, mexendo delicadamente com uma colher, até homogeneizar a massa. Despeje em forma já untada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos.