A quinoa é um alimento muito nutritivo, considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades.
Este grão de ouro vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros devido ao seu riquíssimo valor nutricional.
Cultivada há mais de cinco mil anos na Cordilheira dos Andes, a quinoa é rica em proteínas, fornecendo toda a cadeia de aminoácidos essenciais ao organismo. Curiosidade: até hoje, é o único alimento de origem vegetal conhecido com esta característica, fazendo deste grão um item importante na alimentação de vegetarianos.
Apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, o carboidrato demora a entrar na corrente sanguínea, auxiliando assim no controle da fome e do peso.
Por conter quantidades significativas de ferro, proteína e não ter glúten, é um ingrediente essencial na vida de muitas pessoas que querem tornar as suas refeições mais ricas.
Tem poder alcalinizante no organismo (regula o ph do sangue), favorecendo a saúde e a desintoxicação do corpo.
Possui quantidades significativas de ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.
Por essas qualidades, é indicado para as pessoas que buscam perder peso, anêmicas, celíacas e também aos adeptos de dietas veganas ou vegetarianas.
É rica em fibras, sendo assim; ajuda a aumentar a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde.
Também, auxilia em dietas para hipertrofia, pois pessoas que querem aumentar a massa muscular, precisam de quantidades diárias significativas de proteínas e a quinoa é um complemento e tanto.
Você encontra nas versões: grãos, flocos ou farinha. O grão pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de risotos, sopas, etc.
A versão em flocos ou farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, bolos, tortas, pudins, massas para panquecas, biscoitos, entre outras preparações. Basta usar sua criatividade e aproveitar de diversas formas este poderoso alimento!
Em grão, flocos ou em farinha, a quinoa apresenta muitos benefícios. Além de ser um alimento rico em nutrientes como proteína e ferro, pode ser utilizada em vários pratos e com múltiplas receitas e combinações. Faça da quinoa um hábito constante em seus cardápios!
TIPOS DE QUINOA
Existem três tipos diferentes de quinoa produzida no mundo, seja nos Andes, seja no Brasil, seja onde for. São elas: a branca (mais comum), a vermelha e a preta. A branca possui sabor mais suave, enquanto as demais possuem sabor marcante e intenso. Há também, a possibilidade de misturar as três variações, formando assim a quinoa mista.
E, por fim, uma curiosidade: apesar de ser popularmente conhecida como um cereal, a quinoa está mais para leguminosa (devido a alta concentração de proteínas) do que a um grão ou cereal. Por isso ela acaba sendo considerada um “pseudocereal”.
DICA DE RECEITA: ALMÔNDEGAS DE FEIJÃO PRETO E QUINOA
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de feijão preto cozido sem o caldo, 1 xícara e meia (chá) de quinoa já cozida e bem soltinha, 1 ovo, meia xícara (chá) de pão amanhecido ralado ou triturado no processador, 2 colheres (sopa) de farinha de aveia (ou farinha de arroz, se preferir), 1 fio de azeite, 1 dente de alho picado, salsinha desidratada, pimenta do reino em pó e sal à gosto.
Modo de preparo: Coloque o feijão bem escorrido no processador (reserve o caldo para fazer sopa, por exemplo) e bata até obter uma pasta grossa e homogênea. Junte o alho, a salsinha, o ovo, a farinha de aveia, o sal e a pimenta e bata mais até que tudo esteja incorporado. Transfira a pasta de feijão para uma tigela e acrescente a farofinha de pão amanhecido e quinoa já cozida. Modele bolinhas e leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Enquanto isso prepare o molho de tomates de sua preferência. Depois dos 30 minutos, retire as almôndegas da geladeira e coloque-as para cozinhar direto no molho de tomates, que deve estar bem quente, quase fervendo. Se achar que precisa de mais água, adicione um pouco mais molho de tomates. Cozinhe as almôndegas por 15 minutos com a panela tampada e sirva em seguida com os acompanhamentos.