O segredo da boa culinária está nos temperos, capazes de despertar principalmente o olfato, antes mesmo de ativarmos o paladar! Tão importante quanto o aroma e o sabor, está a propriedade de dar cor dos alimentos que, dosada da forma correta, pode torná-los muito mais apetitosos.
Um dos temperos que cumpre muito bem os quesitos de promover boa coloração, cheiro e gosto aos alimentos é a páprica, um pó de vermelho forte obtido a partir do pimentão de mesma cor e comercializada na versões Páprica Doce, Páprica Picante(Páprica + Pimenta Calabresa) e Páprica Defumada (Páprica + Fumaça em pó).
Originária da América Central, onde tradicionalmente pimentões e pimentas fazem parte essencial da culinária, a páprica é democrática: pode ser utilizada em sopas, molhos, assados, vegetais e carnes. Amante das receitas preparadas de forma natural e da cultura alimentar, a Jornalista Sabrina Demozzi, do blog Tempero Mental, sugere o preparo de uma pasta de especiarias chamada Harissa: basta misturar azeite, pimenta malagueta, páprica, pimenta caiena, cominho, sementes de alcaravia e coentro moídos. Uma infusão de sabores que pode acompanhar entradas e aperitivos.
A páprica pode ser encontrada também na versão defumada, processo em que após o fruto seco, passa pelo procedimento de defumagem, dessa forma tendo seu sabor conservado e aguçado. O ingrediente, assim como grande parte dos temperos naturais, possui ótimas qualidades para a saúde, neste caso se destacam os antioxidantes, o betacaroteno e a vitamina A.
Nunca utilizou a páprica? Comece preparando um estrogonofe de cogumelos, sugerido pela jornalista Sabrina Demozzi.
Estrogonofe de Cogumelos
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola roxa cortada em cubos
2 dentes de alho espremidos
500 g de cogumelos variados (shitake, cogumelo Paris e champignons)
1 colher (sopa) de catchup
1 colher chá de páprica doce
400 ml de água morna
1 colher de sopa de conhaque, cachaça ou saquê.
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em água fria
100 g de creme de leite
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite.
Junte os cogumelos e a páprica
Coloque o conhaque ou a cachaça e espere reduzir o álcool, adicione o catchup e cozinhe por 5 a 7 minutos. Adicione á água e cozinhe por mais 5 minutos
Junte a maisena e deixe ferver até engrossar ligeiramente. Por último, adicione o creme de leite, tempere e junte a salsinha. Sirva com legumes e batata palha se quiser.