A semente de chia é uma semente considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde, que incluem a melhoria do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, pois ela é rica em fibras e vitaminas.
As sementes de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico.
É facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas. Crua, triturada, em forma de gel, como óleo e inclusive; num mix de grãos (linhaça, gergelim e girassol). A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.
Os principais benefícios da semente de chia incluem:
Controlar a diabetes
Devido ao elevado conteúdo em fibras, a semente de chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue, o que é excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, ela reduz o índice glicêmico dos alimentos, devido as fibras, fazendo com que a fome não apareça repentinamente.
Melhorar a saúde intestinal
Também devido ao conteúdo de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre, mas para que tenham este efeito deve-se consumir as sementes devidamente hidratadas, caso contrário as sementes podem prejudicar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.
Ajudar a diminuir o peso
As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer.
Uma boa forma de consumo é fazer om overnight que consiste em deixar num pote de vidro os seguintes ingredientes: iogurte natural + 1 colher de sopa de chia + 1 colher de aveia + 1 colher de chá de mel. Essa mistura deve ser mantida toda noite dentro da geladeira e pode ser consumida no café da manhã.
Reduzir o risco de doenças cardiovasculares
A semente de chia tem uma boa quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.
O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.
Evitar o envelhecimento precoce
As sementes de chia tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Os antioxidantes são substancias que ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson.
Regular o colesterol
A semente de chia possui uma boa quantidade de fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água, e por isso, ela quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação, sendo eliminada naturalmente pelas fezes.
Fortalecer os ossos
Esta também é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, o que é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose, ou após uma fratura, ou de um tempo prolongado acamado.
Benefícios do óleo de chia
O óleo de chia pode ser encontrado em cápsulas ou na forma líquida natural, e traz benefícios para a saúde por ser rico em ômega-3, uma gordura boa para o organismo que atua desempenhando funções como fortalecer o sistema imunológico, melhorar a memória e a concentração, reduzir a inflamação no organismo e prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto.
Para obter esses benefícios, deve-se tomar de 1 a 2 comprimidos de óleo de chia por dia, ou 1 colher de sopa do óleo líquido natural, que também pode ser acrescentado em receitas saudáveis de pães, sopas, bolos e refogados.
DICA DE RECEITA LUZAGO: pudim de chia com manga
Ingredientes: 2 xícaras de leite de amêndoa, 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de chia, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 3 colheres de sopa de melado de cana, 1/2 colher de chá de canela em pó, uma pitada de cardamomo em pó, 1 manga madura grande (ou 2 pequenas).
Modo de preparo: Em uma tigela, misture o leite de amêndoas, a semente, a baunilha, a canela, as 2 colheres de sopa de melado e a pitada de cardamomo. Para que todos os ingredientes sejam bem incorporados, use um batedor de arame. Você vai perceber que o leite de amêndoas vai engrossando rapidamente, sem cozinhar nem nada. Guarde na geladeira por cerca de 8 horas. Descasque e corte a manga em pedaços que possam ser facilmente processados. Processe a manga e 1 colher de sopa de melado até que obtenha um creme espesso. Monte sua sobremesa em potinhos, começando com um pouquinho do creme de manga, depois o pudim e finalize com creme de manga. Se quiser, ainda pode enfeitar os potinhos com granola ou nozes.