O ovo em pó – também conhecido como ovo seco – trata-se de um ovo normal desidratado, que durante a fabricação em uma indústria específica é resfriado a 10°C para aumentar o seu tempo de conservação. Em seguida, o ovo é lavado com detergente alcalino, enxaguado em água com cloro e depositados em uma máquina de quebra automática.
Neste momento, a clara é separada da gema e as duas são filtradas para evitar a descarga com possíveis resíduos da casca. Feito isso, as gemas e claras são depositadas em tanques homogeneizadores, para serem misturadas mais uma vez. Já na próxima fase, o ovo passa pelo processo de pasteurização, deixado a uma temperatura de inativação das salmonelas e, em seguida, resfriado a 4°C, causando um choque térmico em qualquer bactéria existente no alimento.
Após isso, o ovo, que está em estado líquido, é colocado em tanques isotérmicos de inox, onde ele é mantido até chegar à fase de ser bombeado para o local de desidratação. Depois, após o ovo líquido ser transformado em pasteurizado, o alimento vai para a chamada planta de desidratação, momento em que ele é filtrado mais uma vez.
Em seguida, ele é aquecido a 220 °C e descarregado em um transportador. Depois disso, o ovo é peneirado e colhido em sacos que, por sua vez, são fechados e colocados sobre estrados, em um ambiente arejado e seco.
É válido lembrar que, dentro das indústrias, não há contato humano com o alimento durante o processo de fabricação, com o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação. Depois de pronto, a partir do fechamento das embalagens, a data de validade do ovo em pó é de um ano.
Quais os benefícios no uso e consumo:
O ovo em pó pode trazer vários benefícios, inclusive, os mesmos que em sua versão in natura, e também à rotina de pessoas adeptas a uma alimentação rica desse alimento. Isso porque o valor nutricional do ovo em pó é o mesmo que o da sua versão natural. Portanto, você pode obter as mesmas propriedades proteicas para auxiliar no emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo.
Além disso, por ser ainda mais prático, devido ao fácil armazenamento e transporte em comparação ao ovo normal, o ovo em pó também pode ajudar quem tem uma rotina muito corrida, que pode levá-lo para onde quiser. Ou seja, até se você for acampar, pode levar o ovo em pó sem problemas.
Ainda, por ser fácil de carregar para qualquer lugar, a versão em pó do alimento também pode ser usada para suplementar com proteínas outros alimentos ou refeições no dia a dia. Basta você despejar um pouco do pó no prato e pronto!
Outra razão pela qual o ovo em pó ganhou popularidade é o fato de ele ser mais seguro na alimentação, devido à redução das chances de contaminação por salmonela, por exemplo, ou outras bactérias.
Por último, como se não bastassem todos esses benefícios, o ovo em pó também pode por um valor mais em conta para os empresários do ramo alimentício, uma vez que com um quilo do alimento é possível obter até 80 porções de ovo frito ou mexido, em um total de 51 gramas cada.
Vantagens do ovo em pó:
Reduz o risco de contaminação por salmonela ou qualquer outra bactéria presente em alimentos crus;
Rende mais: um quilo pode virar 80 porções de ovo frito ou mexido, com 51 gramas cada;
Não muda a cor ou sabor do alimento, se comparado à versão in natura;
Possui os mesmos valores nutricionais do ovo in natura;
Pode ser transportado mais facilmente para qualquer lugar.
Desvantagens do ovo em pó:
É preciso um maior cuidado com o armazenamento;
Possui um preço mais elevado em comparação à versão in natura.
DICA DE RECEITA LUZAGO: MAIONESE COM OVO EM PÓ
Ingredientes: 5 colheres (sopa) de ovo em pó (reidratado com 15 colheres (sopa) de água filtrada), 1 colher (chá) de mostarda em pó, 1 colher e meia (chá) de sal, 1 colher (sopa) de suco de limão e 1 xícara de óleo vegetal.
Modo de preparo: No liquidificador misture o ovo em pó reidratado, a mostarda, sal, limão e 2 colheres (sopa) óleo. Bata por 30 segundos. Com o motor em movimento derrame lentamente o óleo restante, até engrossar. Junte a água ao ovo e aguarde alguns minutos para dar tempo de hidratar o ovo. Depois o óleo precisa ser colocado muito devagar – um fio bem pequeno. Você pode usar um pouco de azeite e um pouco de óleo. Prove e ajuste os temperos. Adicione demais ingredientes do seu agrado: cenoura ralada, vagem, azeitonas, milho e ervilhas. Prepare e surpreenda!