ORÉGANO: da culinária a fitoterapia

O orégano é uma planta de folhas muito aromáticas, indispensável na culinária mediterrânea. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.

Pizza, macarrão, saladas, salgadinhos… São várias preparações que podem contar com o orégano como tempero. No entanto, você sabia que esse ingrediente, que pode substituir o sal nas refeições, também entrega vários benefícios importantes para a saúde?

Rico em vitaminas, minerais e ômega 3, ele faz bem para a saúde do coração, melhora a digestão, previne o câncer e ainda ajuda a diminuir as cólicas durante o período menstrual. Assim, para mostrar como esse alimento é importante para o organismo de quem quer seguir uma alimentação saudável, listamos algumas das principais vantagens desse tempero irresistível. Confira!

Orégano é aliado do sistema cardiovascular: O coração é um dos maiores beneficiados pelo consumo de orégano. Isso porque o alimento é rico em duas substâncias importantes para a saúde do órgão: o potássio e o ômega 3! O primeiro é responsável por controlar a pressão arterial e equilibrar os batimentos cardíacos acelerados que aparecem como consequência do excesso de consumo de sódio; já o segundo diminui o colesterol, previne os coágulos de sangue e evita arritmias cardíacas.

Sistema digestivo também é beneficiado pelo alimento: Outro benefício do orégano é na digestão, já que ele estimula a produção das enzimas digestivas por contar com uma boa quantidade de fibras em sua composição. Além disso, por causa da presença desse nutriente, ele também ajuda quem deseja evitar os excessos na alimentação por aumentar a sensação de saciedade no organismo.

Diminui cólicas e regula o ciclo menstrual: O orégano também traz benefícios específicos para as mulheres. Para começar, em forma de chá ou consumido in natura, ele funciona como um remédio natural para aliviar as cólicas – já que entre seus componentes estão os polifenóis com propriedades anti-inflamatórias. Mas não para por aí: seu consumo regular também pode ser um aliado para resolver o problema de quem tem o ciclo menstrual irregular e ainda prevenir o risco da menopausa precoce.

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: Quem precisa melhorar o sistema imunológico também pode contar com a ajuda do orégano, já que a vitamina A está entre os seus principais componentes. Sendo assim, além de prevenir doenças virais, o alimento também funciona como um remédio para tratar problemas deste tipo assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Previne o câncer por ser rico em antioxidantes: Assim como os demais alimentos ricos em antioxidantes, o consumo de orégano também contribui para a prevenção do câncer. Isso acontece porque essas substâncias são capazes de impedir a ação dos radicais livres que criam um cenário favorável para o surgimento da doença e causam o envelhecimento precoce das células.

VARIAÇÕES DA ESPECIARIA: chá e óleo de orégano

Crescentes pesquisas confirmam as propriedades e efeitos terapêuticos de ambos sobre o organismo, e até mesmo grandes empresas farmacêuticas, já utilizam-se de tais benefícios. Auxiliam nos tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas. Se for utilizado de maneira externa também ajuda a combater a celulite.

No chá também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da tensão pré-menstrual. Já o óleo de orégano tem efeitos antioxidantes e atua no sistema musculoesquelético aumentando a flexibilidade muscular e das articulações.

DICA DE RECEITA LUZAGO: SOBRECOXA COM PARMESÃO E ORÉGANO

Ingredientes: 4 sobrecoxas com osso sem pele, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas, 1 xícara (chá) de parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de manteiga gelada, 1 punhado de orégano, 1 punhado de cheiro verde desidratado, pimenta calabresa a gosto
e azeite.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200C. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha de amêndoas, parmesão, manteiga, orégano, cheiro verde, sal, pimenta e azeite. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e coloque um fio de azeite. Doure as sobrecoxas dos dois lados. Retire do fogo e coloque em uma assadeira. Arrume a farofa por cima do frango. Leve ao forno e deixe por mais ou menos 35/40 minutos ou até dourar bem e ficar com aspecto de crocante.

Posts recentes