Se existe um ingrediente requisitado na maioria dos almoços e jantares mais elaborados, ele atende pelo nome de Funghi Secchi. Não é à toa: ele é responsável por trazer um sabor forte, peculiar e é sinônimo de um prato bem elaborado, além de ser facilmente encontrado com um bom custo-benefício na gastronomia.
O Funghi Secchi não se trata de uma espécie específica, pois nada mais é do que o cogumelo desidratado, preparado dessa forma para ter maior durabilidade.
Ele se desenvolve com facilidade na Europa e na América do Norte, e pode ser encontrado principalmente nas temporadas chuvosas. O curioso é que os cogumelos mais usados são os menos maduros.
Após passar pelo processo de secagem, o funghi adquire um sabor mais intenso, ao contrário dos cogumelos em seu estado normal, como os populares champignon ou o shitake. Por isso, é um “queridinho” dos chefs de cozinha para o preparo de molhos que são, principalmente, incorporados a massas.
Segredos do Chef
– Para que a sua receita com funghi seja um sucesso, o segredo é sempre deixa-lo de molho em água morna por 20 minutos e picá-lo em pedaços pequenos antes de iniciar o preparo propriamente dito. Isso é importante também para a correta higienização do funghi.
– Após deixar de molho, não descarte a água! Coe com um pano para retirar as impurezas e utilize o líquido na receita dar mais sabor.
RECEITA DA SEMANA
Risoto ao Funghi
(Serve 4 pessoas)
Ingredientes
– 20 gramas de funghi secchi
– Água suficiente para cobrir o funghi
– Meia cebola picada
– Uma colher de manteiga
– 50 mil de vinho branco
– 1 ½ xícara de arroz arbóreo
– 250 gramas de caldo de galinha ou de legumes
– Queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque o funghi de molho em uma quantidade de água morna suficiente para cobri-los por 20 minutos. Pique o funghi já hidratado, coe a água com um pano e adicione essa água ao caldo. Ferva o líquido. Doure a cebola e a manteiga, em seguida acrescente o arroz e o funghi picado. Quando o arroz ficar transparente, coloque o vinho e espere evaporar. Acrescente o caldo aos poucos com uma concha, durante 18 minutos. Quando estiver bem cremoso, acrescente o queijo ralado. Para finalizar, coloque um quadradinho pequeno de manteiga.