AMÊNDOA: energia e nutrição por completo

Ficar embaixo de uma amendoeira é sinônimo de sombra e relaxamento ao ar livre. Agora, se aproveitarmos os frutos (amêndoas) dessa maravilhosa árvore em nossa alimentação, faremos ainda mais pelo bem-estar e saúde. 

Embora considerada por muitos uma castanha, a amêndoa se trata, na realidade, de uma semente. E, tal qual, é abundante em nutrientes e óleos essenciais, tornando-se uma grande aliada da sua saúde. Se as sementes são a base para o crescimento de uma planta, imagine o tanto de nutrientes que elas concentram?

Fonte dos mais diversos nutrientes, principalmente fibras, proteínas, vitaminas e minerais, as amêndoas são frutos ricos para a nossa alimentação diária. Considerado um superalimento, protege e combate nosso organismo das mais diversas doenças.

Fatores importantes para o consumo de amêndoas no dia a dia

Saúde Cardiovascular: O consumo de amêndoas pode diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. Pesquisas mostraram que a combinação de nozes com carboidrato em suas dietas é equivalente á reduzir o risco de ataque cardíaco em 35%. Devido ao seu alto teor de antioxidantes, a amêndoa fornece 45% de Vitamina E e 17,6% de vitamina B2 de RDA diariamente”, declarou a nutricionista.

Câncer: As amêndoas são muito ricas em antioxidantes que fornecem a proteção contra o câncer causado pelos radicais livres. Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de câncer. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres que evitem danos ao DNA das células. Também ajuda a recuperar as células danificadas.

Ossos e dentes: As amêndoas são fontes de cálcio, mineral que fortalece ossos e dentes. Além disso, fornecem Magnésio e Fósforo, que ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose.

Durante a gravidez: Para o desenvolvimento adequado dos fetos, as mulheres grávidas necessitam de folato, nutriente encontrado nas amêndoas.

Perda de Peso: A amêndoa possui alto teor de gordura saudável que ajuda no metabolismo celular e síntese. Muito rica em fibras, que ajudam na digestão.

Para o Cérebro: Protegem as células do cérebro dos danos por radicais livres e, também, melhora a circulação do sangue para o cérebro. É altamente recomendável para crianças; pois melhora a sua memória.

Diabetes: O risco de diabetes aumenta com aumento repentino no nível de açúcar. O consumo de fibra diminuir o aumento do nível de açúcar no sangue. Por isso, oferece benefícios completos para os portadores dessa doença.

Revitaliza a pele: Conforme o tempo passa, nossa pele começa a sentir os efeitos do envelhecimento. Ele é fruto da constante exposição ao sol e da redução de colágeno e elastina, duas substâncias responsáveis por dar firmeza e sustentação para a pele. Na medida em que incluímos a amêndoa na alimentação, a estrutura celular da pele é novamente preenchida por causa da alta concentração de vitamina E, proveniente da oleaginosa.

O jeito certo de consumir

Para garantir os ganhos à saúde, o conselho é que o consumo de amêndoas seja de até 40 gramas – o equivalente à 35 unidades diárias. Mas, o ideal é consumir aos poucos ao longo do dia.

Também vale ficar atento à adição de sal, pois 100 gramas das versões temperadas podem ter até 279 miligramas de sódio, cujo excesso prejudica o coração. Nas confeitadas, o problema está no açúcar e no baixo teor de fibras e gorduras boas. Por isso, prefira a versão natural (ou crua).

Formas de utilizar e variações

Já falamos acima que as amêndoas são versáteis e que podemos fazer várias receitas. Elas podem ser usadas em saladas, crostas, sobremesas e acompanhamentos.

Além disso, uma de suas variações – a farinha de amêndoas – é utilizada em algumas massas, como a receita do famoso macaron (biscoito francês) ou do marzipan (doce árabe).

A forma mais usual é consumi-la in natura e neste caso, são deliciosas opções de snacks saudáveis; já que possuem muitos nutrientes e conferem a sensação de saciedade. Ou seja, são perfeitas para lanches entre as refeições, podendo substituir outras oleaginosas ou compor um mix de frutas secas.

Tantas possibilidades de uso se devem ao sabor suave do ingrediente, que harmoniza facilmente com outros alimentos.

Amêndoa crua, defumada ou laminada? 

Todas as variações são indicadas, a diferença básica é a alteração no sabor, pois na defumação, há um ligeiro acréscimo de sal no processo. As defumadas são comumente utilizadas em aperitivos ou acompanhamentos. Já as laminadas (cortadas), tem o mesmo sabor das cruas e servem, além de ingrediente, como decorativas em pratos e receitas especiais.

DICA DE RECEITA: BISCOITO DE FIBRAS COM AMÊNDOAS

Ingredientes: 1 xícara e meia de farinha de arroz integral, 1 xícara e meia de farinha de amêndoas (bater no processador), 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça, 1 colher e meia (chá) de sal, 1 colher (chá) de ervas finas,1 pitada de noz moscada pó, 2 colheres (sopa) de fermento para bolos, 2 xícaras de água, 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 xícara (chá) de biomassa banana verde.

Modo de preparo: Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos. Na sequência, adicione o azeite, água e a biomassa, misturando com a mão até formar uma massa compacta. Abra a massa em cima de um papel manteiga (com ajuda de um rolo) até ficar fina, mas sem quebra-la. Use um cortador do formato que quiser – para dar forma aos biscoitos. Retire a massa que sobrou entre os biscoitos, coloque o papel manteiga numa forma e leve ao forno médio, preaquecido – entre 15 a 20 minutos ou até

Posts recentes