O açúcar é sempre tido como vilão da alimentação saudável, mas com um sabor tão irresistível é super difícil cortá-lo da nossa dieta! Uma ótima solução é diminuir os impactos desse nosso malvado favorito na nossa dieta e, para isso, recomendamos o uso de tipos mais saudáveis de açúcar, como o mascavo.
Afinal, o que é e pra que serve o açúcar Mascavo?
O açúcar Mascavo possui cor marrom ou dourada, sendo a forma mais bruta do produto. A cor se deve ao fato de não ter passado pelo processo de refino, o que preserva vitaminas e minerais. Embora seu sabor seja mais forte por conservar o melaço da cana, o açúcar mascavo pode ser usado da mesma forma que o refinado. Pelo fato de ainda possuir alguns dos minerais e vitaminas da cana-de-açúcar e não ter passado pelo refino, que adiciona aditivos químicos ao açúcar, o mascavo é mais saudável, sendo o mais recomendado para as pessoas que buscam uma dieta mais saudável!
Quais as diferenças entre o açúcar Mascavo e o Refinado?
O açúcar refinado é o açúcar branco. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar ou do açúcar mascavo. Inicialmente marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme.
Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais, o que o transforma em um alimento sem nutrientes. Já o açúcar mascavo está em sua forma bruta, escura e úmida, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Por não passar pelo processo de refino, ele mantém vitaminas e minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
Seu sabor é forte e similar ao do caldo de cana, sendo mais facilmente perceptível ao paladar. Além disso, é menos calórico que o refinado e os oxidantes presentes no mascavo ajudam a combater os radicais livres que colaboram para o envelhecimento das células do nosso corpo e são responsáveis por diversas doenças. Outra pergunta bastante comum é: quem tem diabete pode comer açúcar mascavo? Pode, mas com moderação total.
Ainda que seja mais saudável que a versão refinada, o açúcar mascavo ainda é açúcar! Logo, certa moderação é recomendada no uso do mascavo também. Para os que pretendem substituir o açúcar refinado pelo mascavo, uma ótima dica é ir substituindo aos poucos. Começar com sua inserção no preparo de bebidas, como sucos e até mesmo café com leite, ajuda a acostumar o paladar ao sabor mais forte. À medida que o sabor tornar-se mais agradável, recomendamos a inserção em outros alimentos, como bolos e pães.
Principais benefícios no consumo:
Menos calorias e maior quantidade de nutrientes: Uma colher de açúcar mascavo contém menos calorias do que a mesma quantidade de açúcar branco. Além disso, por não passar pelo refinamento, ele conserva vitaminas como A e B, além de minerais como ferro e magnésio. Por isso, se você não consegue deixar de adoçar o suco ou o café, o açúcar mascavo pode se tornar uma alternativa mais saudável na hora do lanche.
Propriedades antioxidantes: O açúcar mascavo possui propriedades antioxidantes, isto é, que combatem a ação de radicais livres e ajudam a diminuir o ritmo dos processos de envelhecimento. Além disso, ele também ajuda a reduzir as cólicas menstruais, pois os nutrientes presentes no açúcar ajudam a repor os fluidos perdidos durante a menstruação.
Digestão fácil e prolongada: Em comparação ao açúcar branco, o mascavo contém carboidratos mais complexos. Assim, ele é digerido pelo corpo de forma gradual, liberando energia durante um período de tempo mais prolongado. Isso evita picos de açúcar no sangue, que, além de contribuírem para o aumento de peso, podem vir a estimular o desenvolvimento de doenças mais sérias, como diabetes. A digestão prolongada é mais segura para o funcionamento do organismo.
Redução de aditivos químicos: O açúcar mascavo não passa por todo o mesmo processo de refinamento que o açúcar branco e, por isso, não recebe as enormes quantidades de aditivos químicos que o tradicional açúcar de mesa. Alguns deles são semi-refinados, outros são vendidos no estado conhecido como “bruto” (sem nenhum tipo de refino). O ideal é procurar por produtos mais naturais possíveis, sempre de olho nos ingredientes das embalagens.
Fonte de Potássio: O açúcar mascavo mantém propriedades da sua fonte original, a cana. Por isso, ele também contém alguns de seus nutrientes. O potássio, um dos minerais mais importantes para o funcionamento do corpo humano, também é encontrado na cana. Entre os principais benefícios do potássio, estão a regulação do metabolismo e a prevenção de doenças cardiovasculares. Isso não significa que você deve ingerir enormes quantidades de açúcar mascavo para consumir potássio, mas ele se apresenta como uma opção mais saudável — ou menos agressiva — para o organismo do que o açúcar branco. O açúcar mascavo, embora não deva ser consumido em exagero, pode sim ser uma alternativa ao açúcar tradicional. Assim, você mantém seu cardápio diário saboroso e muito mais saudável!
DICA DE RECEITA LUZAGO: COCADA COM AÇUCAR MASCAVO
Ingredientes: 2 xícaras de chá de açúcar mascavo, 200g de coco ralado desidratado médio e 1/2 xícara (chá) de água.
Modo de preparo: Coloque o açúcar mascavo e a água em uma panela e aqueça até começar a ferver. Adicione o coco ralado, mexendo sempre até dar liga. Retire do fogo e forme as cocadas com o auxílio de uma colher. Coloque-as em um recipiente untado e deixe esfriar. Rende até 20 coca