Tem gente que chama de alfavaca, tem quem conheça por manjericão ou basílico. É a mesma erva aromática, boa de cozinha e de cura. Na verdade, a espécie Ocimum basilucum tem 64 variedades, a sua maioria oriundas da região mediterrânica pois, nativas de regiões tropicais e subtropicais (se supõe que seja originário da Índia).
O manjericão é uma erva aromática rica em óleos essenciais, como geraniol, eugenol e linalol, além de ter ótimas quantidades de taninos, saponinas e flavonoides, com propriedades antiespasmódica, digestiva, diurética, sedativa e antioxidante, que ajudam a prevenir e combater problemas de saúde, como gripes, pressão alta, infarto ou insônia.
As folhas frescas ou desidratadas de manjericão são encontradas em feiras, lojas de produtos naturais e supermercados, sendo utilizadas em pratos, como molhos, saladas ou sucos. Além disso, as folhas do manjericão também são usadas na forma de chás, banhos, cataplasmas ou óleos essenciais.
Abaixo, alguns dos principais benefícios no consumo diário de manjericão:
Tratamento de gripes, resfriados e bronquites: O manjericão tem ótimas quantidades de óleos essenciais e antioxidantes que ajudam no relaxamento dos músculos dos pulmões, melhorando a respiração e aliviando a tosse nos casos de gripes, resfriados e bronquites. Além disso, por ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, o manjericão também alivia a irritação pulmonar e ajuda a combater os vírus responsáveis por gripes e resfriados.
Melhora no sistema digestivo: O manjericão é rico em ácido ursólico, um composto com atividade antioxidantes e anti inflamatória que protege e melhora as funções do fígado, melhorando a digestão. Por ter função anti espasmódica, o manjericão ajuda na prevenção de cólicas e dores de estômago. A erva também possui propriedades carminativas, combatendo o excesso de gases.
Combate da ansiedade, depressão e insônia: O manjericão tem boas quantidades de geraniol e linalol, duas substâncias presentes no óleo essencial e que atuam no sistema nervoso central, proporcionando relaxamento e melhorando os quadros de depressão, ansiedade e insônia.
Auxilia na perda de peso: Por ser um potente diurético, o manjericão contribui para diminuir o excesso de líquido do corpo, contribuindo para a perda de peso.
E mais, o manjericão também ajuda a controlar a ansiedade relacionada à compulsão alimentar, equilibrando a fome e diminuindo o consumo de alimentos calóricos.
Regula os níveis de açúcar no sangue: Estudos indicam que o manjericão pode ajudar a regular o açúcar no sangue, pois estimula a produção de insulina pelo pâncreas, inibe a produção de glicose no fígado e aumenta a secreção de glicogênio. Dessa forma, incluir frequentemente manjericão na dieta pode ser uma excelente opção para complementar o tratamento de pessoas que sofrem de diabetes ou pré-diabetes.
Como consumir: O mais famoso uso culinário do manjericão é o molho pesto que, com azeite de oliva e nozes compõe o molho mais versátil para massas, pizza, passar no pão, ou comer da forma que você mais gostar. Utilizado também na forma de chás, óleo essencial ou cataplasma (para tratamento de feridas). Outro uso muito difundido é o manjericão com tomate. Em molho ou salada, o manjericão dá um “gostinho especial” que não pode faltar. Mas também com batatas cozidas, berinjela ao forno ou enfim, onde seu paladar e criatividade permitir!
DICA DE RECEITA LUZAGO: ARROZ INTEGRAL COM LENTILHA E MANJERICÃO
Ingredientes: 4 colheres (sopa) de manteiga,2 dentes de alho amassado, 1 xícara e meia (chá) de arroz integral, 1 xícara e meia (chá) de lentilha, 1 xícara e meia (chá) de vinho branco seco, 1 colher (chá) de sal, 2 xícaras (chá) de água fervente e 3 colheres (sopa) de manjericão desidratado.
Modo de preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e refogue o alho. Junte o arroz e lentilha e refogue por mais 3 minutos. Adicione o vinho, o sal e cozinhe por 3 minutos ou até o vinho evaporar. Junte a água a abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe por 35 minutos ou até secar o líquido. Acrescente o manjericão e o restante da manteiga e misture delicadamente. Reserve por 5 minutos e sirva em seguida.