GERMINAÇÃO DE GRÃOS: que tal incorporar?

Você certamente já ouviu falar sobre o uso de brotos ou germinação de grãos, certo? A germinação nada mais é do que sementes que iniciaram sua fase de transformação para gerar uma nova planta. E você pode usar todo tipo de semente para preparar seus grãos germinados desde que estas sejam de plantas comestíveis e sejam sementes nas quais não foram usados produtos para impedir a germinação, ou impedir a proliferação de fungos – quer dizer, agrotóxicos.

De preferência, sempre, para produtos de boa procedência para essa prática; valorizando assim a sua saúde com o efeito necessário para o seu organismo.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS GERMINADOS

Aumentam a imunidade; maior concentração de nutrientes do que em sua forma original, após passar por cozimento; baixas calorias, muitas proteínas e fibras (solúveis e insolúveis) – combinação perfeita para quem quer perder peso; grãos germinados emagrecem porque a maior quantidade de fibras aumentam a sensação de saciedade; as leguminosas germinadas não provocam flatulência, coisa que ocorre frequentemente após seu cozimento; ricos em vitaminas do complexo A, B e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais e aminoácidos; alto teor de antioxidantes; melhoram o processo intestinal, facilitando seu esvaziamento; facilitam a digestão; ajuda no combate à dislipidemia (colesterol alterado); melhoram a disposição geral do organismo – física e emocional.

COMO FAZER O PROCESSO DE GERMINAÇÃO

Os brotos de trigo (grama), feijão (moyashi) e de alfafa podem ser encontrados em alguns supermercados. Já a germinação das sementes e dos grãos é um processo geralmente feito em casa. Seguem abaixo as etapas:

  1. Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) de grãos (trigo, grão-de-bico), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim) em um vidro de boca larga. Acrescente água até que fiquem todos submersos.
  2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas. Cubra o vidro com um pedaço de tecido fino e furadinho (do tipo tule) e prenda com um elástico. Escorra, enxágue em água corrente e escorra de novo.
  3. Deixe o vidro inclinado em um escorredor ou uma tigela, repita as lavagens em água corrente duas ou três vezes por dia e escorra. Dependendo do grão e das condições do ambiente (luz e temperatura), a germinação demora de dois a cinco dias.
  4. Lave muito bem os grãos germinados em água corrente (é importante para eliminar os resíduos). Use no preparo de sopas-creme, saladas e sucos (veja as receitas).
  5. Para virar broto: assim que começarem a germinar, coloque os grãos ou as sementes em um vasinho com 3 centímetros de terra. Regue todos os dias com pouca água e espere de três a dez dias para consumir (eles devem crescer de 5 a 10 centímetros). Use no sanduíche, no suco e na salada.

DICA DE RECEITA: SALADA DE LENTILHA GERMINADA

Rápida, simples e de alto valor nutritivo!

Ingredientes: 200gr de lentilha germinada; 100gr de tomate cereja (e/ou morango); 50gr de quinoa germinada; 50gr de cevada em grãos; 50gr de trigo em grãos; 50gr amendoim com pele e 50gr de frutas secas.

 

Posts recentes