Seco ou fresco, o figo é um fruto com cores que variam do amarelo ao verde ou roxo. O figo é um dos alimentos mais antigos cultivados pelo homem, inicialmente na Ásia, difundiu-se pelo resto do mundo – sendo um prediletos dos portugueses.
Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
Delicioso e nutritivo, você já pensou nos benefícios que o figo pode trazer para a sua saúde? Seja em forma de geleia ou in natura, a composição desse fruto é altamente poderosa para o nosso organismo e, por isso, incluí-lo na sua alimentação pode ser uma ação saudável e, claro, saborosa!
Rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais, o figo possui um sabor adocicado e uma textura lisa e crocante, devido à presença de suas sementes. Por causa disso, ele é muito consumido em doces caseiros e compotas. Entretanto, também é um fruto delicioso quando apreciado em sua forma natural ou, até mesmo, seca (desidratado).
O figo seco é altamente energético por ser rico em açúcar, contém sais minerais, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C. Ele tem também vitaminas: A, C, B1, B2. Ajuda nas inflamações do sistema respiratório, é um laxante suave, por ter fibras solúveis, tem substâncias que previnem o câncer, sendo que o figo fresco é considerado um ótimo expectorante.
É, também, muito indicado para pessoas que gastam muitas calorias em exercícios musculares e hipertrofia, como forma de suprir toda energia gasta durante os treinos.
A versão desidratada do figo leva açúcar no processo de retirada da água e para que mantenha sua conservação por mais tempo. Por isso, ele é mais calórico e mais doce que a fruta in natura. Por isso, inclua em sua alimentação, sempre de forma equilibrada!
Veja abaixo, o que esse ingrediente especial tem a nos oferecer de vantagens:
Ajuda no controle do colesterol: Por ser rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes, as folhas do figo podem ser utilizadas para diminuir o nível de triglicerídeos.
Previne as doenças cardiovasculares: O figo tem altíssimo teor de potássio e baixo em sódio. Esse mineral exerce um efeito positivo no tônus vascular, contribuindo para a redução da pressão arterial e auxiliando a pressão cardíaca por conter os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, além de fenol.
Auxilia no processo de emagrecimento: Como todo fruto rica em fibras, o figo também combate à constipação, pois ajuda a regular o intestino. Além disso, esse nutriente confere saciedade, e com isso evita a compulsão alimentar, e consequentemente colaborando para o processo de emagrecimento.
Deixa a pele bonita e saudável: O figo também contém vitamina C e as do complexo B, que possuem fator antioxidante. Com isso, melhoram a aparência da pele, deixando-a mais saudável e longe das inflamações que causam a acne. Uma dica é fazer um esfoliante com o fruto, mel e açúcar.
Figos secos (desidratados) são fonte de energia: Os figos secos, além de conterem variados antioxidantes, vitaminas e minerais, são ainda uma excelente fonte de energia concentrada. Ao contrário dos figos frescos, onde 100g contêm cerca de 74 calorias, no caso dos secos, 100g possuem quase 250 calorias. Com isso, eles mais uma vez dão saciedade e diminuem a fome.
Fruto dá mais saúde e disposição: Rico em vitaminas e minerais, o fruto é responsável por fornecer vitaminas A, B1 e B2, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Somados, esses nutrientes agem em prol do bom funcionamento do nosso organismo.
Curiosidade: Apesar de ser popularmente conhecido como fruta, o figo é, na verdade, uma flor. Parece estranho, não é mesmo? A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas; mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas. Isso quer dizer que essas flores se abrem dentro de um receptáculo em forma de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito. Dentro de cada figo, existem muitas flores que geram apenas um fruto cada – aquela espécie de sementinha, que garante a crocância da “flor/fruta”.
DICA DE RECEITA LUZAGO: DOCE DE FIGOS VERDES
Ingredientes: 500 gramas de figos verdes em calda, 2 ou 2 e meia xícaras de açúcar mascavo, cravo em pó a gosto e 2 xícaras de água.
Modo de preparo: Coloque os figos verdes em uma panela, cubra água e leve ao fogo por 20 minutos para fermentar e escorra os figos. Coloque-os na panela de pressão com duas xícaras de água e cozinha em fogo baixo por mais 20 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador, colocando os figos batidos em uma panela com o açúcar mascavo e o cravo. Leve ao fogo, mexendo sempre por 20 a 30 minutos ou até que fique na consistência desejada.
DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO DE FIGOS SECOS COM NOZES
Ingredientes: 5 ovos, 2 copos (requeijão) de açúcar, 3 copos (requeijão) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) bem cheia de margarina sem sal, 1 xícara (chá) de Vermouth doce tinto, 1 copo (requeijão) de figos secos (desidratado) picados, embebidos em Vermouth (de véspera) escorridos e passados na farinha, 1 xícara (chá) de nozes picadas, 1 colher (sopa) de fermento químico.
Modo de preparo: Bata os ovos com a margarina e o açúcar, junte a farinha intercalando com o Vermouth e por fim, o fermento. Adicione os figos e as nozes e leve ao forno quente em forma redonda tipo pudim, untada e enfarinhada. Quando já estiver bem crescido e começando a dourar pelas bordas, baixe um pouco a temperatura do forno até terminar de assar.