CEBOLA EM FLOCOS: combinação perfeita na cozinha

Muito utilizada na cozinha brasileira, a cebola é um ótimo tempero para quase todos os pratos. Em sua forma desidratada (flocos) conserva e concentra todas as propriedades e qualidades, além de liberar ainda mais sabor em um espaço de tempo menor do que a sua versão fresca.

A cebola desidratada é usada como aditivo em produtos industrializados como sopas, molhos e enlatados devido à facilidade de armazenamento e utilização.

A desidratação consiste basicamente na retirada de água livre do produto, com o mínimo de alteração nas características de cor, odor e sabor, e é dependente das condições de secagem e das dimensões do material. A secagem não afeta os teores de fibras, proteínas, gorduras e cinzas, porém reduz açúcares, acidez e vitamina C.

É rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Possui também sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo e cálcio e vitaminas B e C. Pode ser utilizada em diversas receitas por ser um alimento muito versátil; como por exemplo em molhos, refogados, saladas e massas. Seu uso também é indicado para tratamentos contra gripes e resfriados, por meio de sopas. E ainda, para pessoas pré-diabéticas, pois possuem ação hipoglicemiante.

Pura e desidratada é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada, ou adicioná-la seca em sopas, molhos, aves e carnes bovinas, etc.

Principais benefícios no consumo diário:

Diminuição do colesterol LDL e os triglicerídeos, pois contém uma substância conhecida como saponina, que diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, como a aterosclerose ou infarto;

Diminuição da pressão arterial, pois contém aliina e antioxidantes que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue. Além disso, poderia exercer ação contra a agregação plaquetária, diminuindo o risco da formação de coágulos sanguíneos que podem favorecer o desenvolvimento de um AVC, por exemplo;

Ajuda a prevenir e a combater doenças como a gripe, resfriados, amigdalite, asma e alergias, assim como câncer e infecção por Candida albicans, isso porque é um alimento rico em quercetina, antocianinas, vitaminas do complexo B, C e outros compostos antioxidantes que proporcionam ação antimicrobiana e anti-inflamatória;

Prevenção do envelhecimento precoce, pois é rica em antioxidantes, o que protege as células do organismo aos danos causados pelos radicais livres;

Ajuda a regular o açúcar no sangue, pois contém quercetina e compostos sulfurados que possuem propriedades hipoglicemiantes, sendo uma opção excelente para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Além disso, alguns estudos encontraram resultados positivos quando o suco de cebola crua é colocado no couro cabeludo, uma vez que poderia ajudar no tratamento da queda de cabelo e da alopecia.

AVISO IMPORTANTE:

Armazenar na geladeira, em recipientes de vidro ou de plástico bem vedados. Evitar exposição ao calor e à luz. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. Após a abertura, mantenha a embalagem bem fechada e consuma de preferência em até 30 dias.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BIFE ACEBOLADO AO MOLHO INGLÊS

Ingredientes: 500 gramas de bife (a sua escolha), alho granulado, orégano, cominho, salsa desidratada e cebola em flocos à gosto e 20 ml de molho inglês.

Modo de preparo: Tempere o bife com orégano, salsa, alho, cominho e coloque para fritar. Após o bife frito, retire e coloque a cebola e o molho inglês, deixe por 10 minutos e coloque novamente o bife para dourar. Misture, desligue e sirva logo após com as combinações que desejar.

Posts recentes