fbpx

FLOCOS DE MILHO: um alimento versátil

5 de fevereiro de 2021 | Por

Flocos de milho (em inglês: corn flakes) são um cereal matinal produzido pela torrefação de flocos feitos de grãos de milho. Essa preparação do cereal foi criada por John Harvey Kellogg em 1894, como um alimento que achava que seria saudável para os pacientes do Sanatório de Battle Creek, no Michigan, que dirigia na época.

Existem muitas marcas genéricas de flocos de milho produzidos por vários fabricantes. Além de ser usado como cereal matinal, os flocos triturados podem substituir as migalhas de pão nas receitas e podem ser incorporados em muitos pratos confeccionados.

Os flocos de milho consumidos com uma tigela de leite, nozes e frutas, são considerados um dos cereais de pequeno-almoço mais saudáveis ​​e nutritivos.

Os benefícios dos flocos de milho para saúde são diversos. Além disso, contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. Confira, à seguir, alguns dos principais motivos para incorporar no seu cotidiano e melhorar o funcionamento do organismo.

VALOR NUTRICIONAL: O valor nutricional do seu café da manhã pode ser aumentado com o consumo dos flocos de milho. Com uma enorme variedade de vitaminas e minerais adicionados, estes cereais contém todos os requisitos nutricionais necessários. Ele contém todas as vitaminas essenciais, incluindo ácido fólico e vitamina B12, riboflavina, tiamina e niacina. O consumo diário no pequeno-almoço aumenta a ingestão de ferro. Também inclui apenas 2gms de açúcar por isso é considerado um cereal saudável para o café da manhã pela maioria das pessoas, pois previne a obesidade e outros problemas relacionados à saúde.

BAIXO TEOR DE AÇÚCAR: Considera-se que é nutricionalmente benéfico o uso de flocos de milho, pois inclui baixo teor de açúcar e menos calorias. Como contém menos calorias, também é baixo teor de gordura. Este cereal de pequeno-almoço é considerado a melhor refeição em comparação com os outros tipos de refeições consumidas para o café da manhã, que são ricas em açúcar e teor de gordura.

RICOS EM FERRO, MINERAIS E VITAMINAS: Sabe-se que estes cereais são ricos em ferro e conteúdo vitamínico. É uma fonte rica em vitamina A, B, C, D e E. A maioria desses produtos também inclui nozes, como amêndoas. Existem produtos que incluem mel, passas e assim por diante.

OPÇÕES DE SABORES: Noutros tempos, este cereal estava disponível em um único sabor. Hoje, temos uma grande variedade de sabores; incluindo morango, chocolate, banana entre outros.

UM PODEROSO OXIDANTE: Estudos recentes revelaram que os produtos de milho moído contêm uma quantidade substancial de antioxidantes como é o caso dos flocos de milho, como carotenoides. O carotenoide é um pigmento encontrado em vegetais, como cenouras, espinafre, tomate e batata-doce. O pigmento ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

TRATAMENTO NO CÂNCER DE MAMA: É uma fonte rica de um composto chamado ácido ferúlico, um agente anti-carcinogênico que mostrou ser eficaz na luta contra os tumores que levam ao câncer de mama.

PROTEGE O CORAÇÃO: De acordo com pesquisadores, os flocos de milho mostrou ter um efeito anti-aterogênico nos níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de várias doenças cardiovasculares. O óleo de milho, em particular, é a melhor maneira de aumentar a saúde do coração, e isso é derivado do fato de que o milho está perto de uma combinação ótima de ácidos graxos.

TRATAMENTO DA ANEMIA: Ajudam a prevenir a anemia causada pela deficiência de vitaminas. Possuem um nível significativo de ferro, que é um dos minerais essenciais necessários para formar novos glóbulos vermelhos; uma deficiência no ferro é uma das principais causas da anemia.

REDUÇÃO DO COLESTEROL: De acordo com o Journal of Nutritional, o consumo destes cereais ajuda a reduzir o colesterol LDL no plasma. Como mencionado anteriormente, esta redução do colesterol LDL não significa uma redução no colesterol HDL, que é considerado “colesterol bom”.

DICA DE RECEITA LUZAGO: FLOCOS DE MILHO CROCANTE

Nesta receita, os flocos são combinados com leite em pó, açúcar, sal e manteiga derretida. Esta mistura vai ao forno, garantindo uma textura crocante e um sabor marcante. Você pode servir como petisco, acompanhado de frutas ou até mesmo para incrementar diversas sobremesas!!

Ingredientes: 200g flocos de milho sem açúcar, 40g leite integral em pó, 40g açúcar cristal, 03g sal refinado, 130g manteiga sem sal derretida.

Modo de preparo: Aqueça o forno entre 165-170ºC. Numa tigela, coloque o flocos de milho e quebre-os ligeiramente. Adicione o leite em pó, açúcar e sal, misture. Junte a manteiga derretida (morna para fria) aos flocos e misture muito bem com uma espátula. Ela irá grudar nos flocos. Espalhe sobre uma assadeira, para ficar uma camada única. Asse por 25 minutos ou até ficar dourado-tostado. Dependendo do seu forno, recomendamos mexer para não queimar. Irá mudar de cor e parecer que queimou, mas é normal. Só não pode cheirar queimado. Retire do forno e deixar esfriar antes de consumir.. Guarde no congelador, para preservar por mais tempo.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.