Salsinha x Coentro – Muito mais que preferência

Afinal, salsinha e coentro são a mesma coisa? Estes dois temperos frescos, bastante conhecidos em toda cozinha, têm formatos bem parecidos e ambos conferem sabor e aroma bem característicos. Apesar da semelhança, eles são diferentes, indo além da preferência pelo sabor.

Se você costuma confundir as ervas, conheça a seguir quais são as diferenças entre uma e outra:

Aroma

            A salsinha possui um aroma cítrico, com notas de anis e limão. Normalmente, ao comprar o maço, pouco se percebe o cheiro. Porém, ao cortar para servi-la, nota-se o aroma em sua totalidade.

Já o coentro tem um aroma mais herbáceo, que remete ao cheiro de grama.

 

Sabor

            Ambos têm sabor marcante, porém, o coentro se destaca mais. Tanto que ele é conhecido por ser amado por uns e detestado por outros, especialmente em receitas nordestinas. Normalmente, a salsinha vai bem em saladas, enquanto o coentro é mais utilizado em peixes.

Formato

            A cor do coentro é um pouco mais clara que a da salsinha. Além disso, suas folhas são mais graúdas, enquanto as da salsinha são mais estreitas. Mas o grande diferencial está na raiz: enquanto a do coentro é vendida aparente, a salsinha vem com o caule cortado.

Benefícios

            Conhecida como um superalimento, a salsinha tem o poder de purificar o sangue e é bastante rica em clorofila e Vitamina C. Não é à toa que ela costuma ser acrescentada a sucos e alimentos desintoxicantes.

Quando consumida regularmente, a salsinha ajuda a combatera degeneração da cartilagem articular e a artrite reumatoide. Além disso, é umaexcelente fonte de ácido fólico.

Em contrapartida, o coentro é capaz de desintoxicar metais pesados e ajuda a proteger as células contra o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que são a principal causa do processo de envelhecimento.

 

Agora que você já sabe a diferença entre salsinha e coentro, escolha a sua opção preferida e aproveite o sabor e benefícios para sua saúde!

Posts recentes