Quem é vegano está acostumado a adaptar pratos para o seu dia a dia com proteínas vegetais de diversas fontes. Entre os ingredientes, grande destaque para o grão de bico, graças à sua versatilidade e valores nutricionais.
Cultivado desde os tempos áureos pelos povos egípcios, gregos e romanos, o grão de bico é uma das bases da culinária árabe. Por isso mesmo, é o responsável por um dos principais alimentos desta cultura, ohomus (pasta de grão de bico).
Essa semente é altamente rico em proteína vegetal e traz sensação de saciedade, por isso é grande aliada da culinária sem carne.O grão de bico é recomendado para as mulheres, pois é fonte de vitamina B9, ácido fólico e fitoestrógenos que auxiliam na reposição hormonal e na fertilidade.
Além disso, contém cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre magnésico, um dos nutrientes mais presentes no alimento. Em contrapartida, por ser um alimento seco, não contém colesterol. Isso auxilia o bom desenvolvimento do sistema imunológico e da saúde cardiovascular.
Dicas para o preparo
Para não perder as propriedades nutricionais do grão de bico, é importante seguir alguns cuidados no momento do preparo.
Primeiro, lave bem. Em seguida, deixe-o de molho por, no mínimo, 12 horas. Apesar de demorado, esse processo hidrata os grãos, garantindo um melhor cozimento.
RECEITA DA SEMANA
Receita Vegana
Como grande aliado da gastronomia vegana, a semente rende deliciosas receitas como o Estrogonofe de Grão de Bico. Confira!
Ingredientes
– 4 dentes alho picados
– 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
– 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
– 100g cogumelos frescos fatiados
– 1 e 1/2 xícara (de chá) de molho tomate
– 1 xícara (de chá) de leite de amêndoas
– 2 colheres (de sopa) de mostarda
– 1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas misturada com 2 colheres (de sopa) de amido de milho
– 6 folhas de manjericão grandes picadas
– 1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
– Pimenta do reino moída a gosto
Modo de Preparo
Em uma vasilha, coloque o grão-de-bico cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela de pressão. Cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos depois que pegar pressão e desligue. Escorra e reserve.
Em uma panela grande e em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho picado e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente o grão-de-bico cozido, os cogumelos fatiados, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 1 minuto, até os cogumelos ficarem levemente macios.
Adicione o molho de tomate, 1 xícara do leite de amêndoas, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
Quando estiver fervendo, acrescente a mostarda, o leite de amêndoas misturado com o amido de milho e deixe engrossar. Adicione as folhas de manjericão, a salsinha e cebolinha picadas, misture e se gostar coloque pimenta do reino a gosto.