Entre as inúmeras opções que vêm surgindo no mercado de alimentos ultrasaudáveis, quem vem chamando a atenção é o feno grego, considerado uma semente multifuncional com propriedades tanto nutricionais quanto medicinais.
O feno grego é uma espécie de trigo que é considerada uma das mais antigas plantas medicinais, com origens na Pérsia e no Egito Antigo. Ele também é conhecido como “fenacho” ou “alforvas”, nome de origem árabe.
Entre seus principais benefícios, é grande aliado no combate a problemas gástricos e pode agir como anti-inflamatório e antioxidante,além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e no emagrecimento, pois traz sensação de saciedade. Alguns estudos também indicam que o alimento pode ser anticancerígeno. A contraindicação vai para as gestantes, pois o feno grego pode acelerar o trabalho de parto.
As sementes de feno grego carregam consigo importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo, como fibras, proteínas, lipídios, minerais e vitaminasA, B1, B2 e C.
Na culinária, normalmente utiliza-se a semente de feno grego moída. Ela pode ser utilizada como condimento em diversos pratos, sendo caracterizado por um sabor amargo, remetendo às demais especiarias asiáticas, comforte presença. A semente moída também pode ser acrescentada ao leite para ingestão.
Confira uma receita com feno grego e inclua já na sua dieta:
Filé de peixe branco com ervas e feno-grego
Ingredientes:
– 5 filés médios de peixe branco
– 1 tomate grande cortado em fatias
– 1 cebola grande cortada em fatias
– Suco de 2 limões
– 2 colheres (chá) de sal
– 1 colher (chá) de manjerona
– 1 colher (chá) de tomilho
– 1 colher (chá) de manjericão
– 1 colher (chá) de alecrim
-1 colher (chá) de sálvia
-1 colher (chá) de feno-grego em pó
Modo de preparo:
1- Misture todas as ervas com o sal e reserve.
2- Tempere os filés de peixe com o suco de limão e a mistura das ervas.
3- Forre uma forma com papel-manteiga, acomode as fatias de cebola, por cima, coloque as fatias de tomate e, por último, disponha os filés de peixe.
4- Feche o papel-manteiga, formando um papelote.
5- Deixe no forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos a 180 °C ou até que fiquem cozidos.
6- Retire do forno e consuma ainda quente com as rodelas de tomate e cebola.