Quando se ouve falar em dieta saudável, é comum uma certasemente sempre ser lembrada: a chia. Pequena no tamanho mas com benefícios gigantes para o organismo, ela é cultivada na América Latina – principalmente na América Central – e tornou-se popular pela facilidade de ser adicionada nas refeições. Vamos conhecer mais?
A chia tem, a cada 100 gramas, 595 calorias, 16 gramas de proteínas, 44 gramas de carboidratos e 31 gramas de lipídios, além de ômega 3, essencial para a saúde do coração. Graças à sua composição poderosa, colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Uma particularidade ligada à chia é que, ao entrar em contato com a água, ela aumenta seu peso em até dez vezes. Esse efeito forma um retículo que auxilia no funcionamento do sistema metabólico. É possível utilizá-la das duas formas: seca ou úmida.
Por conter tantas vantagens e pela facilidade de se encontrar, a semente está, definitivamente, conquistando o mundo. Devido ao alto índice calórico, a chia traz a sensação de saciedade, ajudando a evitar comer aqueles alimentos “proibidos” no decorrer do dia. Outros benefícios são o combate a inflamações e desintoxicação devido à presença de fibras.
Quantidade ideal
As mesmas calorias que ajudam na sensação de saciedade trazem um alerta: o ideal, segundo nutricionistas, é consumir, no máximo, duas colheres de sobremesa por dia. Ao comer mais do que essa quantidade, a chia pode ajudar a ganhar peso!
Como consumir
Gostou da ideia mas não sabe como consumir? A seguir, veja algumas dicas para incluir facilmente a chia na dieta, seja em doces ou salgados:
- Misture as sementes com iogurte e frutas;
- Triture a chia e acrescente aos ovos, farinha e leite para preparar panqueca;
- Adicione na salada do seu dia a dia;
- Acrescente em ovos batidos, espere 10 minutos (para a chia “crescer” e prepare omelete;
- Adicione as sementes à massa de bolo;
- Está sem tempo e com fome? Você também pode comer a chi crua, como lanche rápido.
Importante: para manter as propriedades da chia, após abrir a sua embalagem, recomenda-se guarda-la na geladeira.
Viu como é fácil? Comece já a consumir chia, seu corpo agradece!