FESTAS JUNINAS (PARTE 4): aquecendo o corpo e adoçando o paladar

21 de junho de 2021 | Por

FESTAS JUNINAS (parte 4): aquecendo o corpo e adoçando o paladar

Festa juninas são sinônimo de mesa farta! Não apenas pelos quitutes de dar água na boca – que não são poucos -, mas também pela variedade de drinques que tornam seu arraiá ainda mais especial! Quentão, vinho quente, licor, chocolate quente… muitas opções para todos os gostos.  Há receitas para adultos, crianças e até para quem não consome bebida alcoólica. Tudo é sempre muito democrático!

Quer aprender a preparar algumas das receitas mais tradicionais dos festejos de junho? Aproveite com seus familiares em uma festinha caseira e curta estes drinques obrigatórios do cardápio junino.

E, já que no atual período, as festas juninas estão temporariamente suspensas, que tal espantar o frio em casa com algumas bebidas deliciosas que trazem os sabores juninos e são servidas quentinhas?  Confira na sequência, algumas de nossas sugestões e bom proveito!!

DICA DE RECEITA LUZAGO: CAPUCCINO CREMOSO

Ingredientes: 1 xícara (chá) de café solúvel, 3 xícaras (chá) de leite em pó, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de canela em pó, 1 colher (sopa) de bicarbonato em pó.

Modo de preparo: Em uma tigela, amasse o café solúvel com um amassador de batata ou colher. Adicione o leite em pó, o chocolate, o açúcar mascavo, a canela em pó, o bicarbonato e misture bem. Transfira para potes com tampa e conserve por até 2 meses. Para preparar, coloque de 2 a 3 colheres (sopa) do cappuccino em uma xícara com 250ml de água quente e misture até dissolver.

DICA DE RECEITA LUZAGO: QUENTÃO DE JURUPINGA

Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 e 1/2 xícara (chá) de água, 1 pedaço de 4cm de gengibre picado, casca de 1 laranja sem a parte branca, 4 cravos-da-índia, 1 canela em rama, 1 garrafa de Jurupinga (700ml), 1/3 de xícara (chá) de maçã sem semente em cubos.

Modo de preparo: Despeje o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até obter um caramelo dourado. Acrescente a água, o gengibre, a casca da laranja, o cravo e a canela. Mexa até o açúcar dissolver e cozinhe por 5 minutos. Acrescente a Jurupinga com cuidado, de preferência fora do fogo, aos poucos e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Acrescente a maçã e sirva.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BATIDA DE AMENDOIM

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de leite, 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 300g de amendoim torrado e sem pele, 1 e 1/2 xícara (chá) de cachaça, paçoca tipo rolha triturada para decorar.

Modo de preparo: No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o açúcar, o amendoim e a cachaça por 2 minutos. Despeje em copinhos individuais e decore com a paçoca para servir.

DICA DE RECEITA LUZAGO: CHOCOLATE QUENTE TRADICIONAL

Ingredientes: 1 litro de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite condensado, 1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho, 4 colheres (sopa) de água, 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco, pedaços de chocolate ao leite ou amargo para acompanhar.

Modo de preparo: Em uma panela funda, misture o leite com o chocolate e o leite condensado. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, adicione a maisena dissolvida na água, mexendo até engrossar. Desligue e misture o creme de leite levemente aquecido. Sirva quente, colocando uma barra de chocolate em cada xícara ou caneca onde irá servir.

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.