7 de agosto de 2020 | Por
Você certamente já ouviu falar sobre o uso de brotos ou germinação de grãos, certo? A germinação nada mais é do que sementes que iniciaram sua fase de transformação para gerar uma nova planta. E você pode usar todo tipo de semente para preparar seus grãos germinados desde que estas sejam de plantas comestíveis e sejam sementes nas quais não foram usados produtos para impedir a germinação, ou impedir a proliferação de fungos – quer dizer, agrotóxicos.
De preferência, sempre, para produtos de boa procedência para essa prática; valorizando assim a sua saúde com o efeito necessário para o seu organismo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS GERMINADOS
Aumentam a imunidade; maior concentração de nutrientes do que em sua forma original, após passar por cozimento; baixas calorias, muitas proteínas e fibras (solúveis e insolúveis) – combinação perfeita para quem quer perder peso; grãos germinados emagrecem porque a maior quantidade de fibras aumentam a sensação de saciedade; as leguminosas germinadas não provocam flatulência, coisa que ocorre frequentemente após seu cozimento; ricos em vitaminas do complexo A, B e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais e aminoácidos; alto teor de antioxidantes; melhoram o processo intestinal, facilitando seu esvaziamento; facilitam a digestão; ajuda no combate à dislipidemia (colesterol alterado); melhoram a disposição geral do organismo – física e emocional.
COMO FAZER O PROCESSO DE GERMINAÇÃO
Os brotos de trigo (grama), feijão (moyashi) e de alfafa podem ser encontrados em alguns supermercados. Já a germinação das sementes e dos grãos é um processo geralmente feito em casa. Seguem abaixo as etapas:
DICA DE RECEITA: SALADA DE LENTILHA GERMINADA
Rápida, simples e de alto valor nutritivo!
Ingredientes: 200gr de lentilha germinada; 100gr de tomate cereja (e/ou morango); 50gr de quinoa germinada; 50gr de cevada em grãos; 50gr de trigo em grãos; 50gr amendoim com pele e 50gr de frutas secas.