Chimichurri, o companheiro das carnes

9 de maio de 2019 | Por

Para quem preza por um churrasco de qualidade, o primeiro tempero quem vem à mente é quase uma unanimidade. O chimichurri popularizou-se no Brasil, mas é típico junto aos nossos países vizinhos, Argentina e Uruguai, reconhecidos como verdadeiras autoridades em carnes.

Mas qual é a origem? Como esse tempero pode ser utilizado? Acompanhe a seguir!

 

Origem

A verdadeira origem do chimichurritem diversas interpretações, mas, segundo pesquisadores da área, a melhor explicação está relacionada ao inglês Jimmy Curry, que no século XIX tinha interesse em importar carne sul-americana para o Reino Unido. Ele teria se oferecido para preparar o tempero e,como seu nome era de difícil pronuncia aos argentinos, passaram a chamá-lo de “chimichurri”. Assim, teria nascido ofamoso molho.

Do que é composto?

A mistura é composta por salsa, pimenta vermelha e alho secos. Como cada componente possui uma característica bem definida, o chimichurri tem um sabor levemente picante, sendo único e insubstituível.

Como utilizar

É possível utilizar o chimichurri tanto desidratado quanto em forma de molho. No caso do tempero seco, a dica é coloca-lo ainda durante o preparo da carnepara o calor ajudar a absorver o sabor.

Já o molho – mais famoso – é ideal para ser servido junto àcarne já pronta.

Além das carnes, é possível utilizar o chimichurri em diversas outras receitas que envolvem ingredientes como batatas, pães ou saladas. Também é possível preparar seu próprio tempero, misturando as ervas secas descritas acima.

 

RECEITAS DA SEMANA

Carne Assada ao Chimichurri

Ingredientes

  • 1 e 1/2 kg de contra-filé inteiro
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 3 colheres de café de chimichurri desidratado
  • 1 colher de sopa de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 6 batatas médias descascadas e cortadas ao meio, no sentido do comprimento
  • Orégano, manjericão (desidratado), sal e azeite a gosto

 

Modo de Preparo

Em um processador, bata as cebolas, os dentes de alho e o sal até virar uma pasta (se necessário, coloque um fio de óleo). Reserve em um pote, misture com o chimichurri picante, pimenta-do-reino e reserve. Sobre uma tábua, corte o contra filé em fatias sem separar as fatias. Coloque a carne em um recipiente e tempere a carne por entre as fatias o por fora. De preferência, deixe a carne temperada na geladeira pelo menos 2 horas para pegar sabor.

Descasque e corte as batatas e coloque em um recipiente. Depois coloque o orégano, o manjericão e o sal e misture bem. Regue com azeite e misture novamente. Preaqueça o forno em temperatura média (250ºC) por 10 minutos. Coloque a carne em uma assadeira grande e as batatas em volta. Cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno por 1 hora. Retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos para a carne assar um pouco mais.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.