Fradinho: muito além do Feijão com Arroz

15 de abril de 2019 | Por

Todos estamos acostumados com os famosos feijões preto ou carioca, bastante utilizados no dia a dia do brasileiro. Mas existe um leque muito maior de tipos dessa semente, como já mostramos em outro post. Hoje vamos falar sobre uma espécie bem brasileira e diferente: o feijão fradinho.

Também conhecida como feijão-de-corda, feijão-maçácar e feijão-caupi, além de outros nomes, essa variedade é mais utilizada em pratos nordestinos e tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto aos escravos no tempo do Brasil-colônia, em navios.

O feijão fradinho possui algumas características bem específicas em relação às mais conhecidas, que vamos apresentar a seguir.

Diferenciais

            Este feijão possui grãos claros e arrendodados. Uma das principais curiosidades é que ele não adquire caldo durante o processo de cozimento. Seu sabor é levemente doce, por isso, vale preparar receitas mais inusitadas com esse ingrediente.

Uma boa dica é aproveitar as suas propriedades nutricionais e preparar saladas e demais entradas com o feijão fradinho em sua composição.

Nutrição

            Entre as vantagens deste tipo de feijão, destaque para o alto índice de ferro em sua composição, que ajuda a combater a anemia, além de ser um dos maiores aliados na alimentação a reduzir os níveis de colesterol.

 

RECEITAS DA SEMANA

            São muitas as receitas de origem nordestina que levam o feijão fradinho como base em sua composição. Confira a dica que separamos a seguir, um dos principais pratos da região:

Baião de Dois

 

Ingredientes

– 500 gramas de carne seca cozida na panela de pressão, dessalgada e desfiada
– 2 xícaras de chá de feijão fradinho cozido com a carne seca
– 2 xícaras de chá de arroz cozido com o caldo do cozimento da carne e do feijão
– 1 ½ cebola picada
– 200 gramas de queijo coalho cortado em cubos
– 80 gramas de bacon cortado em cubos
– Manteiga de garrafa
-Coentro
-Talos de cebolinha picados
– 2 dentes de alho e a raiz do coentro picados
-Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

Cozinhe a carne seca na panela de pressão de 20 a 30 minutos. Depois, destampe a panela e acrescente o feijão fradinho, uma folha de louro e cozinhe por mais 10 ou 15 minutos. Em seguida, escorra os ingredientes e separe o caldo do cozimento. Cozinhe o arroz usando o caldo,mas guarde um pouquinho para usar depois. Reserve o pré-preparo.

Em uma frigideira antiaderente, doure os cubos de queijo coalho e reserve. Em uma panela maior, coloque um pouco de manteiga de garrafa e refogue o alho com a raiz de coentro. Acrescente a cebola, o bacon e frite um pouquinho mais. Em seguida, coloque o feijão, a carne seca, uma concha do caldo do cozimento e o arroz. Sempre nessa ordem. Para finalizar, adicione o coentro, os talos de cebolinha picados e os cubos de queijo coalho.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.