Farinhas Funcionais: qual é a melhor?

11 de fevereiro de 2019 | Por

Cada vez mais o clássico trigo dá lugar a farinhas de outras origens na alimentação, isso devido ao alto poder nutritivo dos integrais de forma saudável. São diversas opções, mas fica a dúvida: qual delas é a melhor para ser incluída na alimentação? Vamos conhece-las um pouco mais a seguir.

 

Farinha de Amêndoa

            Tem poucas calorias e, por ser fonte de gordura boa, ajuda a controlar o colesterol. Além disso, é fonte de proteínas e Vitamina E. A farinha de amêndoa pode ser utilizada para preparar bolos, panquecas e biscoitos.

 

Farinha de Aveia

            Ela é famosa por ser grande fonte de fibras, o que é excelente para o organismo. Para quem gosta de aveia em flocos, a maior vantagem é poder usá-la em outras receitas que não combinam com a aveia mais graúda.

 

Farinha de Biomassa de Banana Verde

            Esta variedade de farinha auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e da digestão, além de baixar os índices glicêmicos. É uma ótima opção para fazer vitaminas ou acrescentar ao iogurte.

 

Farinha de Centeio

            É uma ótima substituta da farinha de trigo, tanto que é comum encontrar o pão de centeio. Semelhante à cevada, tem ótimo custo-benefício e é rica em nutrientes e minerais, pois carrega as propriedades do grão por não ser refinada.

 

Farinha de Coco

            Seu primeiro grande benefício é ser livre de glúten. Rica em fibras, é extraída da polpa do coco e bastante utilizada em receitas doces, especialmente em bolos.

Farinha de Grão de Bico

            É outra ótima opção para os celíacos, já que não contém glúten em sua formulação. Ela chega até mesmo a substituir o ovo, devido à sua maciez e consistência. É rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio e possui sabor levemente amendoado.

 

Farinha de Linhaça

            A farinha de linhaça é uma das mais conhecidas por quem segue dietas mais rígidas, isso porque aumenta os níveis de colesterol bom, é rica em antioxidantes e pode ser utilizada não apenas em massas, mas também acrescentada a iogurtes e saladas de frutas.

 

De qual farinha você gostou mais? Aproveite para conhecer novas possibilidades e divirta-se!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.