O Peculiar Funghi Secchi

14 de novembro de 2018 | Por

Se existe um ingrediente requisitado na maioria dos almoços e jantares mais elaborados, ele atende pelo nome de Funghi Secchi. Não é à toa: ele é responsável por trazer um sabor forte, peculiar e é sinônimo de um prato bem elaborado, além de ser facilmente encontrado com um bom custo-benefício na gastronomia.

O Funghi Secchi não se trata de uma espécie específica, pois nada mais é do que o cogumelo desidratado, preparado dessa forma para ter maior durabilidade.

Ele se desenvolve com facilidade na Europa e na América do Norte, e pode ser encontrado principalmente nas temporadas chuvosas. O curioso é que os cogumelos mais usados são os menos maduros.

Após passar pelo processo de secagem, o funghi adquire um sabor mais intenso, ao contrário dos cogumelos em seu estado normal, como os populares champignon ou o shitake. Por isso, é um “queridinho” dos chefs de cozinha para o preparo de molhos que são, principalmente, incorporados a massas.

Segredos do Chef

– Para que a sua receita com funghi seja um sucesso, o segredo é sempre deixa-lo de molho em água morna por 20 minutos e picá-lo em pedaços pequenos antes de iniciar o preparo propriamente dito. Isso é importante também para a correta higienização do funghi.

– Após deixar de molho, não descarte a água! Coe com um pano para retirar as impurezas e utilize o líquido na receita dar mais sabor.

RECEITA DA SEMANA

Risoto ao Funghi 

(Serve 4 pessoas)

Ingredientes

– 20 gramas de funghi secchi

– Água suficiente para cobrir o funghi

– Meia cebola picada

– Uma colher de manteiga

– 50 mil de vinho branco

– 1 ½ xícara de arroz arbóreo

– 250 gramas de caldo de galinha ou de legumes

– Queijo parmesão ralado

– Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o funghi de molho em uma quantidade de água morna suficiente para cobri-los por 20 minutos. Pique o funghi já hidratado, coe a água com um pano e adicione essa água ao caldo. Ferva o líquido. Doure a cebola e a manteiga, em seguida acrescente o arroz e o funghi picado. Quando o arroz ficar transparente, coloque o vinho e espere evaporar. Acrescente o caldo aos poucos com uma concha, durante 18 minutos. Quando estiver bem cremoso, acrescente o queijo ralado. Para finalizar, coloque um quadradinho pequeno de manteiga.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.