Quinoa, o grão que conquistou o mundo

10 de julho de 2018 | Por

Originária dos Andes e conhecida como o “supergrão”, não é à toa que a quinoa tornou-se popular em todo o mundo. Por muitos milênios, a quinoa foi o principal alimento dos povos incas, isso porque os grãos, apesar de pequenos, concentram uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais.

Hoje, a quinoa está presente nas dietas saudáveis e é altamente recomendada pelos nutricionistas, pois ajuda a evitar doenças como o colesterol e possui flavonoides que favorecem a saúde do coração.

Além de ser um alimento completo, é prático e pode ser incluído nas refeições de diferentes maneiras: como grãos salpicados na salada, como substituto do trigo no tabule, recheio de alimentos ou prato principal. A quinoa também não contém glúten, sendo uma ótima opção para substituição do arroz no caso de celíacos.

A praticidade também está no tempo de preparo, pois cozinha facilmente, em aproximadamente 15 minutos.

Existem três variedades mais comuns no mercado: branca, vermelha e preta. Em comum, todas têm um perfil nutricional altamente saudável, por isso a quinoa mista é a mais indicada.

Quais as diferenças de cada cor? Conheça as peculiaridades:

 

Quinoa Branca

Os grãos brancos têm menos calorias, por isso, são os mais ideais para quem busca perder peso, além de contar com mais vitaminas – uma porção de 1/4 de xícara fornece 160 calorias. A quinoa branca também é muito mais rica em fibras, quase o dobro do que contém a quinoa vermelha, por exemplo. É a variedade mais comum de se encontrar.

Quinoa Vermelha

Quem quer adquirir mais energia deve buscar pela quinoa vermelha, pois contém mais carboidratos – 33g em 1/4 de xícara comparado, enquanto a branca possui 29g em uma porção de 1/4 de xícara. Para quem pratica esportes, é uma ótima escolha!

 

Quinoa Preta

A variedade preta tem um gosto levemente terroso e é famosa por conter lítio, que ajuda a regular o estresse e minimizar problemas como a depressão. Quando cozida, mantém melhor forma que as demais cores.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.