CHIA HISPÂNICA: fonte de nutrição completa

5 de agosto de 2022 | Por

De maneira orgânica, podemos categorizar as sementes da chia como sendo “parentes” da hortelã, oriundas do centro-sul do México. Sobre os valores nutricionais da chia, podemos dividi-la, sobretudo, em água, carboidratos, proteínas e gorduras – 6, 42, 16 e 31, respectivamente.

Mas os valores nutricionais não se limitam a esses quatro. Em 100 gramas de chia, você tem acesso a uma fonte rica em Vitamina B, Tiamina, Niacina, Ômegas 3 e 6, entre outros nutrientes.

As sementes de chia fazem parte da lista de alimentos saudáveis que devemos incluir em nossas refeições, junto a outras comidas importantes, como arroz e batata doce. Para quem pratica atividade física, principalmente, uma alimentação balanceada é indispensável para manter todas as vitaminas e nutrientes em dia.

As sementes de chia estão se tornando cada vez mais populares no regime alimentar moderno de muitos países. Mas seu consumo já existe há 5500 anos, tendo começado a ser consumida no ano de 1.500 antes de Cristo. Tradicionalmente, as sementes de chia foram utilizadas por astecas e maias na preparação de medicamentos populares e alimentos.

Nas sociedades pré-colombianas, as sementes de eram a segunda maior safra depois do feijão. A chia e o óleo de suas sementes eram utilizados nas comunidades astecas como alimentos, cosméticos e artigos religiosos de rituais desde os tempos pré-históricos. A palavra “chia” é derivada da palavra espanhola “chian”, que significa óleo.

Os benefícios da chia na nossa alimentação é algo que devemos destacar. Trata-se de um alimento rico em vitaminas e nutrientes que aumentam exponencialmente nosso bem-estar e qualidade de vida. Para os atletas de plantão, inclusive, as sementes de chia não devem ser ignoradas.

Por que?! Bom, vamos lá!

Previne doenças cardíacas e diabetes: Um dos principais benefícios da chia para nossa saúde é a prevenção de diversas doenças e, dentre elas, as doenças cardíacas e diabetes são as principais. A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão.

Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular. 

Ajuda na saciedade: Não é à toa que as pessoas que estão no processo de emagrecimento buscam alternativas nas sementes de chia. Junto a uma reeducação alimentar e exercícios físicos, a chia é uma grande parceira para a perda de peso. Isso acontece porque, dentro de sua composição, as sementes de chia possuem fibras e proteínas que carregam uma sensação constante de saciedade.

Ótima opção pós treino: Ainda sobre seus valores nutricionais, as proteínas presentes na chia colaboram significativamente na preservação da massa muscular, sendo ótimas aliadas para quem gosta de fazer atividades físicas.

Retarda o envelhecimento: O envelhecimento precoce acontece por vários motivos e, dentre eles, a presença de oxidantes em nosso cotidiano é um dos principais. Dessa maneira, a presença de antioxidantes nas sementes da chia é responsável por retardar o envelhecimento precoce, uma vez que ingestão desse alimento regularmente previne a composição de radicais livres.

Aumenta a imunidade: O aumento de imunidade é o quinto benefício da chia na nossa alimentação. Graças a composição nutritiva de manganês, potássio e fósforo, as sementes de chia ajudam no aumento da nossa imunidade, se consumidas constantemente.

Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular. 

Como introduzir a chia na sua alimentação

Além de ter muitos benefícios a nossa saúde, as sementes de chia são muito versáteis e podem ser introduzidas de diversas maneiras em nossas refeições, até mesmo nos sucos! Mas afinal, você sabe qual a quantidade ideal de chia na nossa alimentação? De maneira geral, a porção ideal de chia por dia é de 2 colheres (sopa) cheias.

Lembre-se de hidratar as sementes antes de inseri-la em sua refeição, esse passo é essencial para evitar alguns acidentes, como a obstrução do esôfago. A diversidade de receitas com chia variam de refeições salgadas, sobremesas, batidas, sucos e vitaminas diversas.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PÃO DE CHIA SEM GLÚTEN

Ingredientes: 250 gramas de mandioca cozida e amassada, 250 gramas de polvilho doce ou azedo, 1 colher e meia (sopa) de chia, 1 colher (chá) de sal, 75 ml de azeite, 1 colher (chá) de açafrão, 1 colher (sopa) de orégano e água o quanto baste.

Modo de preparo: Misture os ingredientes secos em uma tigela. Adicione o azeite e misture até virar uma farofinha. Junte a mandioca cozida e comece a trabalhar a massa, incorporando todos os ingredientes. Coloque água aos poucos, somente até que a massa comece soltar das mãos. Modele as bolinhas e distribua em uma assadeira untada. Leve ao forno preaquecido a 200° até a casca firmar.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.