AMEIXA SECA: fibras, sabor e qualidade de vida

22 de julho de 2022 | Por

A ameixa seca é a forma desidratada da ameixa e possui muitos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, podendo ser uma ótima estratégia para ajudar a aliviar a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino porque é muito rica em fibras.

Além disso, a ameixa seca tem outros benefícios como melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e ajudar a diminuir o apetite, por exemplo.

A ameixa seca também ajuda a desintoxicar o organismo por que tem pectina que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras comprados no supermercado.

Os principais benefícios no consumo da ameixa seca são:

Combate a prisão de ventre: A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas.

Protege contra doenças cardiovasculares: A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.

A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.

Ajuda a baixar o colesterol: A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Controla a glicemia: As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito.

Ajuda a emagrecer: A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite.

Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso. Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário.

Previne o câncer: Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.

Protege contra doenças pulmonares: Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

Previne a anemia: A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos.

Como consumir

A ameixa seca pode ser consumida pura ou ser adicionada ao iogurte juntamente com a aveia e os cereais, além de também poder ser utilizada para fazer sucos naturais, geleia ou molho para carnes.

Além disso, a ameixa seca é muito utilizada na confeitaria para substituir as gorduras e o açúcar em diferentes preparações, como pudim, bolo e biscoito, por exemplo. Como ameixa seca passa por um processo de desidratação, contém todos os nutrientes concentrados e é muito calórica e, por isso, é recomendado que seja consumida com moderação. 

Diferentemente da ameixa fresca, a ameixa seca podem ser conservadas por mais tempo, podendo durar cerca de 6 meses em temperatura ambiente ou 1 ano na geladeira em um recipiente fechado.

DICA DE RECEITA LUZAGO: TRUFAS DE CHOCOLATE COM AMEIXA

Ingredientes: 1kg e meio de chocolate meio amargo em barra, leite condensado, meia xícara de licor ou conhaque (de sua preferência) e ameixas pretas secas.

Modo de preparo: Coloque o chocolate para derreter em banho maria e reserve. Em uma panela, misture o leite condensado, o licor ou conhaque com a ameixas cortadas em pedaços e cozinhe. Em uma fôrma para trufas, coloque o chocolate já derretido e armazene na geladeira. Quando endurecer, introduza o recheio e passe o chocolate por cima e, mais uma, vez coloque para gelar. Quando tirar da geladeira, está pronto para servir.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.