GENGIBRE: um poderoso aliado da saúde

17 de junho de 2022 | Por

Começa junho e julho e vêm nos pensamentos as festas juninas, claro! Quentão, vinho quente, pipoca, um monte de delícias feitas com milho, amendoim, batata-doce… É bom demais! Não por acaso, junho é época de gengibre, esse rizoma incrível, de origem oriental, que foi domesticado ainda na pré-história. Ou seja, vem fazendo companhia aos humanos muito antes da invenção dos antigos festivais pagãos da colheita e das atuais festas que caracterizam esta época do ano. Sorte a nossa, pois podemos aproveitar os benefícios do gengibre!

Benefícios do Gengibre

Além de ser o ingrediente principal do quentão, este é um desses alimentos que sempre deveríamos ter na mesa, devido aos benefícios do gengibre. É usado há milênios por diversas culturas como auxiliar no tratamento de dores nas articulações, artrite, dores musculares e até como afrodisíaco. É considerado também um poderoso digestivo e, por isso, os seguidores da medicina indiana recomendam consumir pedacinhos desse vegetal antes das refeições, para preparar o organismo para a digestão. Também auxilia no combate às náuseas, resfriados e dores de garganta, principalmente na forma de chá ou infusão.

Chá de Gengibre

A infusão feita com gengibre é deliciosa: use uma colher (chá) de gengibre ralado na hora para cada xícara de água fervente. Cubra e deixe por 10 minutos. Então, coe o líquido e adoce a gosto. Acrescente mel e gotas de limão, se a ideia é aliviar o resfriado (ou a dor de garganta, tão comum quando o tempo começa a esfriar).

Outra versão dessa infusão que aproveita os benefícios do gengibre, com a adição de sementes de erva-doce, pode ser preparada e bebida, morna, naqueles dias em que a gente se sente com indigestão, com dificuldade de digerir os alimentos e até perda de apetite. O recomendado é uma colher (chá) para cada ingrediente.

Fresco, em pó ou em conserva?

Nesta época, é fácil encontrar gengibre fresco e acredite, esta é a melhor forma de consumir esse rizoma. Sua pele é bem fininha e frágil, então o jeito mais fácil de removê-la é usando uma colher. Você vai raspando a colher sobre o gengibre e a casca sai rapidinho, sem perder muito. Além disso, o gengibre também se encontra facilmente em pó e em conservas salgadas (muito usadas na culinária japonesa), além do óleo essencial, mais usado em práticas de aromaterapia. O gengibre em calda é delicioso, assim como o cristalizado. Seu sabor picante fica mais suave nas conservas, tanto as de sal quanto as feitas com açúcar – com a vantagem de que, dessa forma, você consegue aproveitar o gengibre por mais tempo.

Para cozinhar, utilize a versão em pó para bolos, doces e biscoitos, e o fresco, in natura – para preparar pratos salgados e sobremesas. Dentre as carnes, o frango e a carne de porco combinam muito com esse tempero, que fica ainda mais realçado quando usamos um pouco de limão. Frango com molho de gengibre, limão, shoyu e alho é uma delícia para comer com arroz branquinho. E, nas sobremesas, no preparo de bolos e pães ricos em especiarias; combinados com cravo, canela e maçã. A mistura de chocolate com gengibre é perfeita e pode ser usada em caldas, tabletes e bolos servidos quentes.

Como é época de festa junina, nada melhor do que uma receita de quentão! Na sequência, uma versão básica que pode ser servida com e sem álcool. Fica tão gostoso que, mesmo que você abra mão da cachaça, ainda dá para tomar essa bebida com muito prazer. De quebra, aproveite os benefícios do gengibre; que nos auxilia na digestão da comilança das festas juninas e, por que não, dá uma força para deixar o resfriado bem longe. Nos dias frios, é um bálsamo para o corpo, pode acreditar!

DICA DE RECEITA LUZAGO: QUENTÃO COM GENGIBRE ESPECIAL (com ou sem álcool)

Ingredientes: 1 gengibre grande de 50 a 80 gramas, sem pele e fatiado (aqui, ajuste de acordo com o seu paladar; a mesma medida vale para a versão em pó), 2 xícaras (chá) de açúcar (demerara ou de sua preferência), 2 xícaras (chá) de água (ou mais, se fizer uma versão sem álcool), 3 ramas de canela, 6 cravos, meia garrafa de cachaça branca de boa qualidade (se quiser mais forte, só colocar mais cachaça). Para versão sem álcool, omita a cachaça e adicione mais água, 1 limão fatiado ou 1 laranja-baía (é a que tem a casca mais perfumada) em rodelas.

Modo de preparo: Aqueça o açúcar numa panela grande, em fogo baixo, até derreter completamente e virar um caramelo. Acrescente, com cuidado, a água, o gengibre, a canela e os cravos. Deixe ferver até o açúcar dissolver completamente. Se preferir a versão tradicional, com cachaça, junte a bebida e ferva por mais alguns minutos. Ajuste a quantidade de gengibre, açúcar e cachaça ao seu gosto (pode deixar mais doce, picante, alcoólico, etc.). Ao final, adicione as rodelas de limão ou laranja, misture bem e sirva. Se quiser uma receita sem álcool, use apenas água e deixe concentrar bastante o sabor do gengibre e das especiarias. Se optar por quentão sem álcool, adicione suco de limão, em vez das rodelas, para trazer uma acidez agradável. Outros ingredientes também são bem vindos, como anis estrelado ou erva-doce. Sirva em seguida, bem quente.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.