PIPOCA: saudável e saborosa em qualquer momento

13 de junho de 2022 | Por

Se vamos falar de pipoca, o primeiro passo é entender o que de fato que é a pipoca, certo? Pode parecer óbvio mas ela é muito mais do que um floquinho branco, macio e delicioso. Antes de qualquer coisa: pipoca é um alimento integral, produzido através do aquecimento do grão de milho de pipoca.

Geralmente associada a filmes, cinema e claro, as festas juninas – a pipoca hoje pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar do mundo. Vendida em carrinhos ou feita dentro de casa mesmo, sua popularidade é devida ao fato de ser considerado um alimento extremamente saudável, fácil de fazer e muito saboroso.

Existem centenas de espécies diferentes de milho espalhadas pelo mundo. O milho plantado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas geralmente menores que as do milho comum. O próprio milho de pipoca pode ser encontrado na natureza com dezenas de variações. Todos eles originados de um capim selvagem cujo nome científico é Zea Mays Everta.

Por que a pipoca estoura?

Tudo ocorre por causa da água! Assim como qualquer outro grão ou semente, o milho de pipoca contém água em seu interior. Geralmente 14% do peso do milho de pipoca é devido à quantidade de água no milho.

Quando aquecida, a água no interior do milho de pipoca vira vapor. Como a sua casca é dura e resistente, este vapor fica retido no interior do endosperma, amolecendo o amido presente. Quanto mais quente fica, maior a pressão interna! Até o momento em que a casca não resiste mais e se rompe. Expulsando o vapor e o amido gelatinoso para fora.

Hoje em dia, o Brasil é o segundo maior consumidor de pipoca do mundo, perdendo apenas para o EUA, que consome mais de 1 bilhão de kg de milho de pipoca por ano. Será que consumir tanta pipoca assim faz bem? Por incrível que pareça, a pipoca é um dos alimentos mais saudáveis que existe.

É difícil acreditar que um petisco tão gostoso pode ser saudável! Mas é verdade. Além de não engordar, a pipoca apresenta diversos benefícios pra sua saúde. Listamos alguns deles a seguir:

  1. Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes.
  2. Ajuda na prevenção do câncer.
  3. É divertido de fazer e de comer.
  4. Melhora o sistema digestivo e intestinal.
  5. Auxilia no controle do diabetes.
  6. Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias.
  7. É um alimento sociável: ideal para dividir com amigos e com a família.
  8. Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres.
  9. Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças.

A pipoca é um alimento integral, com quantidade de fibras, carboidratos de alta qualidade e baixa caloria. Isso significa que comer pipoca dá a sensação de saciedade por mais tempo, principalmente comparada a outros petiscos e alimentos que consumimos com esta finalidade. A pipoca feita sem óleo no microondas ou na pipoqueira elétrica contém apenas 30 calorias por porção. Se feita com óleo, este valor passa para 35 calorias e com manteiga de 80 a 90 calorias pela mesma porção.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PIPOCA DOCE CARAMELIZADA

Ingredientes: 120 gramas de manteiga sem sal, 1 xícara (chá) de açúcar demeraral,1 pitada de sal, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a manteiga no fogo baixo, adicione o açúcar e misture até que fique homogêneo. Aumente o fogo para médio e deixe essa mistura ferver mexendo sempre por certa de 4 minutos. Remova do fogo, adicione o sal e o bicarbonato de sódio (a mistura irá borbulhar muito, por isso mexa vigorosamente, até homogeneizar e ficar brilhante). Despeje o caramelo sobre a pipoca enquanto mistura. Misture até cobrir toda a pipoca e separe em duas assadeiras com papel-manteiga ou. Asse-as em forno preaquecido a 120ºC por aproximadamente 1 hora para que elas fiquem perfeitamente crocantes por mais tempo. Mexa de 15 em 15 minutos.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.