FUBÁ: o alimento que não pode faltar

6 de junho de 2022 | Por

Fubá é uma palavra herdada – como tantos elementos da nossa cultura gastronômica – dos africanos, que usam o termo para designar farinha. Ela é um insumo fino extraído do milho cru, que os portugueses passaram a utilizar como ingrediente em pratos como mingaus, pudins, broas e creme de milho.

Para melhorar, o ingrediente, além de versátil e saboroso, é também considerado saudável, então você pode colocar pratos feitos com fubá em seu plano alimentar, que isso não será problema! Como tudo na vida, o segredo é buscar o equilíbrio – dessa forma, embora seja um item considerado calórico, o fubá não vai atrapalhar a sua dieta ou impedir a perda de peso, se esse for o seu objetivo.

Centenas de anos depois, ela ainda é item fundamental nas cozinhas brasileiras e também, presença constante nos festejos juninos e julinos.

Quais são os nutrientes do fubá e seus benefícios para a saúde?

Para começar, o alimento é rico em niacina, zinco e ferro, que, por sua vez, contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o sistema imunológico. O fubá ainda oferece potássio, fósforo e magnésio.

Boa notícia para os celíacos: por não apresentar glúten, o fubá por ser usado sem medo. Aproveite, então, as receitas com fubá, como o bolo e outras delícias!

Além disso, o alimento é indicado para as mulheres grávidas por ser uma fonte de ácido fólico, fundamental para a boa formação do bebê. Por fim, o fubá é conhecido por fornecer fibras e isso colabora com bom funcionamento do intestino. É útil também para conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

FUBÁ X FARINHA DE MILHO

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho.

No entanto, na prática, tais produtos apresentam características e funções diferentes:

– Farinha de milho flocada: em seu processo de produção, essa farinha de milho é hidratada, triturada e depois torrada. Assim, o resultado são flocos espessos sequinhos, que conhecemos também pelo nome de farinha de biju.

– Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído. O resultado, nesse caso, é uma farinha com flocos mais finos, e que absorve mais água.

OS DIFERENTES TIPOS DE FUBÁ

Basicamente, existem três variedades: o tradicional fubá, o fubá mimoso e a semolina. O primeiro nada mais é do que a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho e tem espessura média. O chamado mimoso é mais fino, usado principalmente na preparação de bolos e polentas. Por fim, a sêmola ou semolina é uma farinha de milho mais grossa, indicada para a preparação de broas.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PASTEL COM MASSA DE FUBÁ E PARMESÃO

Ingredientes: 1 xícara (chá) de fubá amarelo, 1 xícara (chá) de parmesão ralado fino, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de açúcar demerara, 1 colher (chá) de fermento químico, 1 ovo, 6 colheres (sopa) de leite, 4 colheres (sopa) de manteiga e óleo para fritar. No recheio: 300 gramas de queijo mussarela, 300 gramas de linguiça toscana sem pele e orégano à gosto.

Modo de preparo: Misture os ingredientes e sove a massa até ficar lisa. Embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. Abra a massa finamente com o rolo entre 2 plásticos. Com um cortador redondo ou com a boca de uma xícara, corte discos de mais ou menos 12 cm de diâmetro. Coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio (basta misturar os ingredientes) no centro de cada disco, dobre ao meio e feche apertando a borda com um garfo. Frite, poucos por vez, em óleo quente abundante até dourarem e deixe escorrer sobre papel absorvente, antes de servir.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.