PIMENTA SÍRIA: leveza e sabor na medida certa

13 de maio de 2022 | Por

pimenta síria, ou tempero sírio, é um composto derivado a partir de ingredientes moídos, tais como cravo, canela, noz-moscada, pimenta do reino preta e pimenta da jamaica. Tem um gosto perfumado, levemente adocicado e suave. Pode ser encontrada sob a denominação de bahar ou ba-har, palavra que significa “tempero” no idioma árabe. Em suma, a pimenta é mais popularizada entre a culinária síria e libanesa.

Adiciona um sabor agradável e inigualável aos alimentos que são temperados com ele, ele mistura especiarias de cor escura. Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, ela diminui a dor nos nervos e nos músculos, funciona como antiflatulenta, trata infecções fúngicas e bacterianas, melhora a circulação e alivia problemas digestivos.

Tipos de pimenta contidos na pimenta síria

Primeiramente, a pimenta síria não se trata de uma pimenta natural, mas um composto de ingredientes que formam o tempero. Esse tempero, por sua vez, é chamado de pimenta síria. Para sua composição, todavia, se faz necessário dois tipos de pimenta: a pimenta da jamaica e a pimenta do reino preta.

Benefícios da pimenta síria

Por levar pimenta do reino preta e pimenta da jamaica, a pimenta síria não é apenas saborosa, como também benéfica à saúde. De fato, a combinação conta com muitas propriedades positivas para o organismo. Algumas delas você poderá conferir abaixo:

Possui funções antioxidantes: Devido aos seus compostos, a pimenta síria possui a capacidade de reduzir a produção dos radicais livres. Estes radicais tratam-se de substâncias tóxicas que acarretam vários malefícios à saúde do seu organismo. Dentre estes malefícios, está a facilitação no surgimento de células cancerosas.

Ajuda a levantar seu humor: É isso mesmo que você leu! De fato, essa especiaria opera melhorias no seu estado de humor. Afinal, ela estimula a liberação de serotonina, promovendo aquela sensação tão desejada de felicidade. Esse efeito, por si, melhora o humor de quem a consome.

Provoca sensação de relaxamento: Além de produzir serotonina, a pimenta síria provoca a sensação de relaxamento. De fato, isto se deve à utilização de pimenta jamaica em sua composição. Afinal de contas, a especiaria contém propriedades sedativas. Esta qualidade, por sua vez, desencadeia um efeito tranquilizante sobre a mente e o corpo. Além disso, a pimenta ainda pode ser utilizada no tratamento de cólicas e insônias.

Sugestão de Uso: Como tempero, é muito usada em receitas de quibes, kaftas, em vários pratos de carne e vegetais sírio-libaneses e do Oriente Médio. Também combina muito bem com frango, pães e grande gama de doces, como pudins, bolos de especiarias e biscoitos. Harmoniza bem com cordeiro, queijos, arroz, vegetais, cogumelos, sopas e quibe de berinjela.

DICA DE RECEITA LUZAGO: KAFTA NO ESPETO

Ingredientes: 1 maço de salsa, 1 maço e meio de hortelã, 1 cebola grande, suco de um limão, 1 kg de carne moída, colher (sopa) de canela em pó, 1 colher (sopa) de pimenta síria, aproximadamente 1 xícara (chá) com farinha de rosca e 1 colher (sobremesa) de sal refinado.

Modo de preparo: Processe a salsa, o hortelã, a cebola e o suco do limão. Numa tigela, coloque a carne moída, junte a mistura processada, a canela em pó, a pimenta e vá colocando a farinha de rosca, amassando sempre, até obter uma massa firme. Distribua a massa de carne em espetinhos, fazendo rolinhos; arrume em uma assadeira virada para baixo e asse em forno médio (180ºC) por vinte minutos.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.